Como usar tecnologia para dar suporte às equipes remotas
O treinamento e a tecnologia adequados podem garantir que os colaboradores externos não se sintam deixados de fora.O trabalho remoto tem suas vantagens: flexibilidade, custos baixos ou inexistentes. Mas também tem suas desvantagens – menos interação, preocupação sobre se os funcionários estão permanecendo em desafios de tarefa e comunicação. Como os funcionários dispersos podem trabalhar em diferentes cidades, estados, países e fusos horários, é necessário a tecnologia para se conectar e colaborar com outros da equipe.
Como ter a equipe remota que funciona?
Comece forte
Em grandes escritórios, as pessoas podem estar todas lá, mas nem sempre estão presentes. Enquanto as pessoas geralmente trabalham bem juntas quando precisam, muitos afastam-se com fones de ouvido ou fones de ouvido enquanto eles abordavam suas tarefas do dia-a-dia. É aí que o gestor identifica que os colaboradores precisam estar na mesma sala o tempo todo.
A renúncia a um escritório corporativo físico elimina despesas financeiras caras, melhora o equilíbrio entre o trabalho e a vida, e ainda expande a capacidade da empresa para recrutar os melhores talentos mais rapidamente. Mas a cultura pode sofre, até que a equipe descubra maneiras de manter um senso de comunidade através de reuniões virtuais e pessoalmente.
Um processo de imersão bem projetado é uma maneira efetiva de familiarizar os novos funcionários com as pessoas, processos e ferramentas – como tecnologia de vídeo e plataformas de colaboração – que precisam ter sucesso, dizem os especialistas. Por exemplo, algumas organizações usam ferramentas de videoconferência para dar aos novos funcionários uma visita virtual aos espaços de trabalho e apresentá-los aos colegas de trabalho, mesmo antes de começarem.
Também é importante para os líderes da empresa usem a própria tecnologia e forneçam treinamento adequado a toda a força de trabalho.
Outras tecnologias que as organizações fornecem para apoiar membros da equipe virtual incluem:
- Plataformas de treinamento just-in-time.
- Soluções de colaboração online.
- Sistemas de gerenciamento de desempenho baseados na Web que avaliam as realizações dos funcionários, e não as horas que passaram no trabalho.
- Plataformas de reconhecimento on-line.
- Ferramentas de telefonia.
Os funcionários remotos e seus gerentes podem lutar com a sensação de falta de contato. Embora os supervisores possam querer alguma prova ou garantia de que os colaboradores estão realmente trabalhando, os trabalhadores virtuais se preocupam com o fato de estarem “fora de vista, fora do espírito”. Para aliviar tais medos, é importante fornecer ferramentas de suporte para equipes virtuais para garantir que cada membro individual esteja ciente de todas as informações.
Muitas organizações realizam reuniões de equipe regularmente agendadas usando soluções baseadas na Web para evitar que os trabalhadores remotos se sintam alienados e desconectados.
A teleconferência por si só pode não ser adequada para manter os colaboradores remotos conectados. Os gerentes devem usar webcams, bem como outras plataformas de vídeo para garantir que aquelesque estão remotos possam ver seus colegas de trabalho no escritório e vice-versa. Os gerentes também podem fornecer mensagens curtas de texto e vídeo para dar-lhes feedback e reconhecimento imediatos.
Ao ajudar sua equipe de liderança a pensar nas opções, saberemos que não existe uma solução de tamanho único. Determinar a melhor estratégia para sua força de trabalho remota depende do modelo de negócios de cada empresa, de cada cultura e das necessidades e atributos dos colaboradores.