Projeções da OMT indicam que as viagens de incentivo estão entre os segmentos que mais devem crescer nos próximos 20 anos. É em momentos de crise econômica e redução de budgets, que as empresas esperam de seus colaboradores maior criatividade e mensuração de resultados a curto prazo. Um dos grandes desafios impostos a todas as empresas é saber lidar com os recursos que têm para investir. Cada centavo gasto precisa ser bem planejado, pois não existe margem para experimentação.
E é neste cenário que entra o marketing de incentivo – uma ferramenta que engloba campanhas de incentivo, endomarketing, fidelização, programas de relacionamento, entre outras ações, e que permite, a um excelente custo/benefício, atingir os objetivos da empresa. Cada vez mais se constata que a motivação das pessoas envolvidas com o negócio também contribui para o sucesso empresarial.
Diversas empresas possuem “tradições” em incentivos e estratégias claras de reconhecimento. Uma delas é o Santander, que acredita e pratica a meritocracia em todas as dimensões. No sistema de incentivos, especificamente, a empresa tem um pilar importante de remuneração variável e outro pilar de reconhecimentos que incluem as viagens. “Em nossas viagens, trabalhamos sempre para promover experiências inesquecíveis às equipes e, com isso, desenvolvemos verdadeiros “embaixadores” da nossa organização: são pessoas que atuam como multiplicadores de todo o varejo, mostrando que vale a pena entregar os compromissos e receber os reconhecimentos exclusivos que proporcionamos.Dessa forma, as viagens de Incentivos promovem aumento da produtividade comercial, da satisfação dos clientes e do engajamento dos funcionários”, destaca Alessandra Cacioli, Superintendente de Conteúdo e Governança do Santander.
A Superintendente de Conteúdo e Governança do Santander destaca também que, as viagens de incentivos são ferramentas importantes para acelerar os resultados da empresa no curto prazo, promover uma capacitação rápida das equipes, alterando a curva de resultados após a realização do incentivo, melhorar a experiência dos clientes, aumentar significativamente o engajamento, retenção e atração de bons profissionais.
Mas afinal, o que torna uma viagem de incentivo inesquecível?
Promover uma viagem de incentivo é sair do lugar comum e fazer com que esta viagem seja mágica e que desperte nos participantes experiências que jamais eles sonhariam. Para Jarbas Correa Junior, vice-presidente da Agaxtur, agência de viagens e turismo que atua na área de incentivo há 17 anos, as principais dicas são: deixar a imaginação solta e criar todas as possibilidades possíveis.
Uma viagem de incentivo esta envolta de todo um significado e deve ser pautada pelas histórias que as pessoas vão contar e levar para a vida.
“A cada dia da viagem, temos o desafio de gerar uma nova história, inesquecível. Nosso time precisa pensar o que vai contar quando telefonar para casa. Tem de ser algo que o dinheiro não possa comprar e que a pessoa se sinta privilegiada por vivenciar. Dessa forma, buscamos criar experiências únicas, exclusivas, e que possam promover a marca do Santander para nossa equipe”, conta a Superintendente de Conteúdo e Governança do Santander.
O Santander tem a política de manter um equilíbrio entre os destinos nacionais e os internacionais e considera que o mais importante é escolher locais que proporcionem sensação de diferenciação e experiência única às pessoas.
Recentemente, a empresa levou um grupo de 100 funcionários, com acompanhante, para Paris.
“Essa é a viagem mais importante do ano e é o único reconhecimento com a presença de acompanhante. Por isso, há um trabalho muito cuidadoso na definição da programação para que os familiares e colegas tenham cada vez mais orgulho e entendam também a dimensão da nossa empresa. São meses de planejamento e pesquisa. As viagens de Incentivo se diferenciam nos detalhes, portanto, há também um trabalho importante de definição dos parceiros que realizarão os eventos, escolha dos locais, comunicação, logística e segurança do grupo”, ressalta Alessandra.
Um mercado animador
Em momentos de turbulência econômica e de incertezas, o mercado de incentivos vai muito bem, obrigado.
Um exemplo é a Agaxtur, que vê crescimento e aposta no segmento de incentivo nos próximos anos. “Em faturamento bruto, hoje a área de incentivo representa entre 25 a 30%, dependendo do ano, por exemplo, em ano de Olimpíadas ou de Copa do Mundo, este percentual aumenta em média de 4 a 5%”, destaca Jarbas Correa Junior, vice-presidente.
Em abril de 2016, a agência organizará um projeto para um de seus principais clientes, em que foi oferecida a opção de conhecer o Canadá. O projeto inclui hotelaria, gastronomia e passeios de forma a fazer a viagem única.
O grande diferencial do projeto, será a realização de ações em cabanas de lenhadores canadenses, degustação de vinho, transporte de uma cidade a outra em trem exclusivo aos participantes, além da possibilidade de um dia de experiência na Universidade do Cirque du Soleil, onde terão a oportunidade de ver de perto como estes artistas são preparados para não ter terem nenhum erro.
A empresa aproveitou o boom do mercado para ampliar seu departamento comercial, de operações e de criação. “Hoje, contamos com uma equipe exclusiva de 20 profissionais”, ressalta Correia.
O clima de otimismo paira também pelo Santander. “Temos uma tradição neste tipo de benefício e vamos mantê-lo em 2016”, finaliza a Superintendente de Conteúdo e Governança do Santander.