Publicado em 24/01/2025
A cidade de São Paulo completa 471 anos, no dia 25 de janeiro de 2025, reafirmando seu papel como a maior metrópole da América Latina e um dos principais destinos para eventos corporativos, feiras, congressos e reuniões de negócios.
Considerada o coração pulsante do universo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) no Brasil, São Paulo se destaca como referência global, oferecendo infraestrutura de alta qualidade, localização estratégica e uma gama incomparável de opções em cultura, lazer, arte e gastronomia.
Expansão contínua no setor de eventos
Segundo o Visite São Paulo Convention Bureau (VSPCB), janeiro de 2025 já começa com um salto no número de eventos realizados.
A alta de 82% em relação ao mesmo mês de 2024 comprova a robustez de São Paulo enquanto epicentro da indústria MICE.
“No ano passado, cadastramos ao todo 5.323 eventos – esportivos, gastronômicos, técnico-científicos, feiras, festividades, shows, festivais e outros. Para 2025, nossa equipe projeta o credenciamento de seis mil eventos dessas mesmas categorias”, diz Toni Sando, presidente executivo do VSPCB.
Com o registro de 286 eventos apenas no primeiro mês de 2025, São Paulo também avança em relevância cultural e turística, registrando em 2024 mais de 3.000 shows e festivais, atraindo aproximadamente 13 milhões de pessoas.
Esses dados consolidam a cidade como um destino amplamente diversificado, com apelo tanto para negócios quanto para lazer.
Eventos marcantes de janeiro a março de 2025
O VSPCB informou ainda que, o primeiro trimestre de 2025 reserva grandes eventos, como Jão e Twenty One Pilots, no Allianz Parque (50.000 e 100 pessoas, respectivamente); Shakira no MorumBis (66.795 fãs).
Os Ensaios da Anita no Parque Villa-Lobos (50.000), abrem as comemorações do Carnaval de Rua, um dos maiores do Brasil, que deve reunir 15 milhões de foliões, para além do Carnaval no Sambódromo (200.000 pessoas).
O calendário ainda se complementa nos três primeiros meses do ano com os shows do Offspring e Simply Red, ambos no Allianz Parque (50.000 presentes cada) e o Festival Lollapalooza, em Interlagos (240.000 pessoas).
Junto com marcas como Fórmula 1, Fórmula E, Nascar Race e o retorno do Salão do Automóvel no Anhembi – com projeção de 400 mil participantes –, São Paulo reafirma seu lugar nos holofotes globais do turismo esportivo.
Este bloco de eventos alia entretenimento a uma enorme injeção econômica na cidade.
Podemos ainda destacar o setor de eventos corporativos como o Congresso Internacional de Odontologia e feiras setoriais, incluindo as populares Home & Gift e Plastic Brasil, sustentam o crescimento contínuo nesse cenário tão dinâmico.
São Paulo: a capital do MICE no Brasil
A cidade de São Paulo possui a mais completa infraestrutura para negócios na América Latina, com excelentes espaços para feiras e exposições, casas de shows e espaços para eventos corporativos.
A conectividade robusta – com o Aeroporto Internacional de Guarulhos e opções de transporte diversificado – faz de São Paulo a porta de entrada ideal para eventos e congressos nacionais e internacionais.
“O VSPCB trabalha para associar negócios e lazer, fortalecendo este impressionante ecossistema”, explica Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo.
Segundo Sando, a entidade proporciona suporte ao apoio técnico e logístico de eventos, incentivando circulação econômica em setores como gastronomia, arte, compras e turismo, essenciais para o sucesso das iniciativas MICE.
Destaque no Calendário MICE: a 23ª Feira EBS
Entre os muitos eventos que movimentam São Paulo, a 23ª Feira EBS – Feira da Indústria de Eventos Corporativos, Incentivos, Feiras e Congressos é um dos maiores destaques.
Em 2025, o evento celebra 23 anos, nos dias 04 e 05 de junho, no Centro de Convenções Rebouças, consolidando-se como a maior iniciativa focada no setor MICE do Brasil.
A EBS é um evento completo de exposição, conteúdo e networking. Além disso, integra em sua programação o Speed Meeting EBS, a maior rodada de negócios do setor, reunindo mais de 200 compradores convidados nos dois dias de evento, oferecendo uma oportunidade inigualável para geração de negócios estratégicos entre expositores e compradores convidados.
Fazem parte dos expositores, uma ampla gama de soluções para eventos corporativos, incentivos, feiras e congressos, como hotéis, resorts, centros de convenções e exposições, audiovisual, tecnologia, brindes, gastronomia, experiências e muitos outros, além de destinos nacionais e internacionais divulgando as suas infraestruturas.
O evento atrai profissionais de eventos, marketing, comunicação, RH, compras e áreas correlatas, interessados em se conectar com soluções capazes de transformar seus projetos e trazer inovação aos seus negócios.
A feira não só atualiza os visitantes sobre tendências, mas também serve como ponto de encontro para networking estratégico e muitas oportunidades de geração de negócios no Brasil.
São Paulo continua liderando
Rumo ao futuro, São Paulo reafirma sua posição como a capital MICE do país, com investimentos constantes em infraestrutura e suporte ao setor.
O aniversário de seus 471 anos é mais do que uma celebração da sua história: é um tributo à sua capacidade de reinventar-se e liderar como referência no segmento de eventos corporativos e entretenimento.
Seja participando de um mega show, de um congresso técnico ou explorando uma feira de negócios, todo evento em São Paulo carrega a essência de uma cidade que respira negócios, cultura e inovação.
Que seus 471 anos sirvam de inspiração para um futuro ainda mais grandioso e conectivo.