O Coronavírus continua tendo um impacto negativo no setor de feiras e eventos internacionais. Muitos expositores estão se retirando de cidades da Europa que recebem conexões vindas da China, cancelando ou adiando suas viagens.
É o caso do Mobile World Congress (MWC), programado para ser realizado em Barcelona, na Espanha, de 24 a 27 de fevereiro. Mais de 20 importantes marcas entre elas Amazon, Ericsson, Facebook, Sony, Intel, Vivo, TCL, Vodafone, Cisco, Huawei e LG, anunciaram o cancelamento de sua participação como expositores. Porta-vozes das empresas expositores citaram o risco de disseminação do surto como fator principal de suas decisões.
É a primeira vez na história do MWC, que os organizadores cancelaram o evento. Uma ação que atrai mais de 100 mil participantes de todo o mundo com a finalidade de apresentar as últimas inovações do setor de telecomunicações.
“Com o devido respeito ao ambiente seguro e saudável de Barcelona e do país anfitrião, a GSMA cancelou o MWC Barcelona 2020 porque a preocupação global com o surto de coronavírus, a preocupação com viagens e outras circunstâncias, impossibilita a realização do evento. As partes da cidade anfitriã respeitam e compreendem essa decisão”, afirmou, no dia 12 de fevereiro, a GSMA – organizadora do congresso, que representa em escala global operadoras de telefonia móvel e outras empresas, dizendo ainda que continuará trabalhando com as autoridades da cidade para o MWC Barcelona 2021 e futuras edições do evento.
Relevância do MWC
O Mobile World Congress é o principal evento global do mercado de tecnologia móvel e smartphones. Mais do que uma vitrine para novos produtos, MWC é uma feira de negócios e palco para discussões técnicas que irão impactar a definição e implantação de novas tecnologias de rede, como o 5G.
Centro de Convenções em Wuhan vira hospital
Em Wuhan, China, onde o surto se originou, o Centro Internacional de Convenções e Exposições e o Centro de Convenções e Exposições do Vale da Ótica da China foram transformados em hospitais temporários, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) .
“Em nome do Conselho de Diretores da ICCA e dos membros em todo o mundo, gostaríamos de expressar nossa solidariedade e apoio à comunidade mundial da indústria de feiras e eventos afetadas por esse surto”, disse o Conselho de Diretores da ICCA em uma declaração escrita.