Cada micro momento é importante na construção de uma experiência, que, por sua vez, pode ser traduzida pela compra de um produto, ou até mesmo por uma conversa. Para conseguir alcançar os objetivos e conectar os presentes em uma conferência, por exemplo, a empatia proporciona o contexto necessário para oferecer uma conexão e também uma experiência positiva em eventos.
Muitas empresas já estão preocupadas em trabalhar com os dados certos para personalizar a experiência de seu público-alvo. Porém, é necessário levar em conta as situações em que cada pessoa está vivenciando, o que inclui momentos específicos.
Ao mensurar a experiência, devemos ir além do ROI. Mais que adquirir ou converter participantes, é preciso nos preocuparmos sobre a satisfação e impacto no dia a dia deles. Se, de alguma maneira, o evento conseguir provocar algo de uma forma positiva nas pessoas, isso irá mantê-las interessados em eventos futuros.
E nada como a empatia, uma forma simbólica de se colocar no lugar do outro (nesse caso, do participante do seu evento). Essa é uma tática que oferece resultados positivos, pois possibilita enxergar situações através dos olhos de outra pessoa. A empatia permite identificar os desejos e necessidades que o outro precisa para ter uma experiência positiva em eventos, com impacto direto sobre o índice de engajamento.
Para que isso aconteça, é necessário desenvolver uma flexibilidade que permita o gerenciamento de mudanças de modelos enquanto é feito um trabalho de evolução contínua sobre a experiência dos participantes e consumidores. Novas medidas e métricas devem ser utilizadas, para que seja possível mensurar o resultado dos eventos e oferecer experiências que os clientes desejam. Nesse caso, a empatia é utilizada como catalisadora para mudanças e o desenvolvimento de estratégias que oferecem experiências cada vez mais positivas.