Página Principal Revista EBS

ALAGEV reuniu 170 participantes na 1ª Reunião Global 2023

1ª Reunião Global ALAGEV de 2023
O encontro foi realizado durante a World Travel Market (WTM), no Expo Center Norte, e contou com a participação de 170 profissionais

Publicado em 06/04/2023

Na terça-feira (4), a Associação Latino Americana de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) realizou a 1ª edição do ano da Reunião Global das 14 Comunidades com parceiros, fornecedores e gestores de eventos e viagens corporativas que participam de suas 14 comunidades.

O encontro, realizado durante a World Travel Market (WTM), no Expo Center Norte, contou com a participação de 170 profissionais (100 presenciais e 70 on-line) e teve como objetivo apresentar insights, proporcionar a troca de experiências e boas práticas entre os gestores e fornecedores. 

“Nossa ideia é capacitar e dar voz aos nossos associados para coconstruir um futuro mais ético e transparente. Durante o evento, provocamos o pensar, criar e agir do mercado em direção a um ambiente mais saudável e próspero para todos”, comenta Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da associação.

Valores e princípios

Durante a abertura, Trícia Neves, cofundadora e sócia-diretora da Mapie, iniciou a programação com rodas de conversas para fortalecer o networking para que os participantes se conhecessem além de seus CNPJs. 

Ela também destacou os seis valores e princípios da associação cocriados na última Reunião Global de 2022. Esse documento registra tópicos que deveriam reger as relações comerciais do mercado, considerando a conduta de todos os players do mercado – clientes e fornecedores. Esses conteúdos serão trabalhados ao longo de 2023. 

Conheça os seis tópicos: ética e transparência; inclusão e diversidade; segurança; equidade; colaboração; e sustentabilidade.

Primeira reunião debate segurança, ética e transparência

Ana Paula Arbache, fundadora e CEO da RH Tech Arbache Innovations, enfatizou o primeiro item do painel colaborativo: a segurança, ética e transparência com a conduta para os negócios em tempos turbulentos. 

“A ética do século XXI é totalmente diferente, pois é transparente, globalizada e digital. O mundo mudou e isso impacta o modo como vivemos e trabalhamos. Ética tem relação com comportamentos bons e ruins, assim, ela nasce para preservar a vida humana”, comenta a CEO.

A especialista ressaltou as perguntas importantes que devem ser realizadas quando falamos de ética e transparência: “posso?”, que tem relação em estar de acordo com as leis; “devo?” com as interações humanas, em que é preciso apoiar a comunidade para definir o que é certo ou errado, pois neste caso, ainda não existe uma regra sobre o assunto; e “quero?” direcionado a algo individual em detrimento da comunidade. Foi também apresentado um glossário de atitudes que precisam ser repudiadas como fraudes contábeis, manipulação de auditorias, corrupção, conflito de interesse, suborno, propina, desfalques financeiros e lavagem de dinheiro. 

Na sequência, a reunião continuou com esses temas e a associação convidou para uma roda de conversa Bianca Cavalcante (Viatris), Fabio Sclaffani (R1), Juliane Castiglione (Gol), Larissa Baronio (Zenvia), Ricardo Szipgel (Copastur) e Trícia Neves como mediadora.

Bate-papo entre os participantes 

Ainda sobre o tema dos princípios, Trícia também conduziu uma dinâmica sobre quais são os pedidos e as ofertas que clientes e fornecedores gostariam de solicitar um ao outro, além de firmar o compromisso de um novo comportamento.

Os participantes se comprometeram a dar sequência à definição de Key Performance Indicators (KPIs) para medir o desenvolvimento das ações discutidas no encontro e coconstruírem projetos para ajudar o setor.

ALAGEV News

A associação exibiu os resultados do Latin All Connected Travel Events (LACTE) – 18ª edição. O encontro contou com diversos recordes históricos como o número de inscritos – mais de 1.300 participantes, sendo 40% gestores de viagens e eventos e 60% fornecedores -, as parcerias com associações, entidades e centros acadêmicos com a presença de seus alunos de graduação e cursos técnicos do mercado de viagens e eventos corporativos. 

Em sua programação foram 20 horas de conteúdos, com 15 minilabs comandados pelos representantes das 14 Comunidades da ALAGEV, painéis, 16 sessões educacionais mudas, talk shows, sessões gerais, premiações e mentorias, reunindo mais de 80 patrocinadores interessados em se relacionar com formadores de opinião e decisores de eventos e viagens corporativas. E os resultados positivos não param por aí. O aplicativo do encontro registrou 224.435 interações, 1.409 usuários, 13.633 trocas de contatos, 1.761 mensagens via chat, 994 postagens, 23.310 curtidas, 10.905 comentários, 40  quizzes e 40 perguntas com 2020 respostas.

“Ainda estamos respirando os resultados do LACTE e tivemos uma virada super positiva. O nosso propósito é criar conexões significativas e longevas entre os profissionais de viagens, eventos e mobilidade corporativa para se conectar, aprender e gerar negócios, fomentando um mercado equilibrado, ético e transparente. Um evento em constante evolução e conectado com tendências”, destaca Giovana.

A 19ª edição já tem data marcada. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro, no WTC Golden Hall. 

Dubai Business Study Mission – MICE

Em março, a associação também realizou a 1ª edição da Dubai Business Study Mission – MICE, projeto que levou 10 gestores de eventos corporativos para Dubai para gerar conhecimento e negócios para o destino a convite do governo local.

Próximos eventos

Abaixo, confira o calendário dos próximos eventos:

Fórum Eventos 
Data: 24 e 25 de abril Local: Centro de Convenções Frei Caneca (4º andar)

Trade Talks
Data: 10 de maio
Tema: Negro em viagens e eventos corporativos
Local: canal do YouTube TV ALAGEV  

Feira EBS / Congresso MICE Brasil
Data: 31 de maio e 1 de junho
Local: Centro de Convenções Rebouças (SP)

MPI Wec23
Data: 13 a 15 de junho
Local: Mexican Caribbean

GBTA Convention 2023
Data: 13 a 15 de agosto
Local: Dallas (Texas – EUA)

Latin America Meetings & Events (LAMEC)
Data: 25 de setembro

Festuris
Data 9 a 12 de novembro
Local: Gramado (RS)

Novidades

Em breve, a associação lançará novas Comunidades como a de Gestores de Eventos do Rio de Janeiro (GERJ), Comunidade de Mobilidade (CMB) e Gestores de Viagens LATAM (GVLT).

A reunião contou com o apoio da Expo Telecom, R1 Grupo e WTM.

Próximas edições da Reunião Global

O próximo encontro das 14 Comunidades da ALAGEV será na 2ª Reunião Global e já tem data marcada. O evento acontece no dia 22 de junho (quinta-feira), no Hotel Tivoli, somente para associados.

Para se tornar um associado, basta acessar https://conteudo.alagev.org/sejaumassociado.

Confira mais informações sobre a associação acessando os perfis oficiais no Instagram (@alagev.oficial), YouTube (TV ALAGEV), Facebook (@alagev.oficial) e LinkedIn (Alagev).

Relacionados

Rio de Janeiro recebe rodada de negócios, supera expectativas e movimenta o mercado MICE

ABEOC, juntamente com outras entidades, celebra a retomada estudo econômico do setor de eventos

Campus Party Brasil 2024 divulga palestrantes confirmados

Parintins mais sustentável: “Recicla, Galera” estimula a reciclagem