Revista EBS

Especialistas apontam as tendências de consumo para a geração Z em 2023

Foto: Freepik

Publicado em 13/12/2022

Neste momento de transição para o próximo ano, as marcas já se preparam para atender as demandas de consumo que devem ganhar destaque em 2023. O cenário, segundo os especialistas da Pira, empresa especializada na criação e realização full service de projetos com foco na construção e fortalecimento de comunidades digitais, em especial para a geração Z, destacam que investir na conexão com esse público é o caminho para otimizar as ações de comunicação, por meio de plataformas digitais, como TikTok, YouTube e Instagram. 

Kim Nery, COO e diretor de criação da Pira, destaca que marcas anunciantes devem, sem sombras de dúvidas, voltar sua atenção para os vídeos curtos, tendência esta apresentada durante a pandemia e que tem se provado um grande acerto.

De acordo com dados da Kantar IBOPE Media, 80% dos brasileiros assistem vídeos online gratuitos e, desta fatia, 72% o fazem por meio de redes sociais.

“Consumir conteúdo em vídeo é uma característica dos brasileiros observada já há um bom tempo. No entanto, temos acompanhado uma grande aceitação dos conteúdos disponibilizados em vídeos curtos, como os usados em reels do Instagram, Shorts do YouTube e no TikTok. Este formato se destaca por conter menos interrupções e mais entretenimento”, destaca.

Já para Filipe Ratz, CEO e Diretor Executivo da Pira, as marcas precisam levar seus produtos e serviços para onde está concentrado o seu público alvo, adaptando-se não somente às demandas, como também às exigências apresentadas por seus consumidores.

“Aqui falamos de gerar conexão. Quando determinada marca investe na adaptação de linguagem e postura e leva seu produto ou serviço para as plataformas onde o público está, as chances de sucesso e conversão são, na maioria das vezes, imensas”, diz o executivo.

Veja outras tendências que os especialistas da Pira também destacam:

Foto: Mantas Hesthaven – Pexels

“As plataformas começaram a dar mais protagonismo a artistas até então sem espaço no mainstream, possibilitando maior alcance da audiência. Percebemos um movimento, no qual algoritmos de plataforma de música têm possibilitado a ascensão  de gêneros musicais, antes marginalizados, a um número cada vez maior de ouvintes”, destaca Filipe Ratz.

“O campeonato IEM Major Rio, do jogo Counter Strike, realizado no Rio de Janeiro movimentou uma audiência mundial, apontando que os jogos estão cada vez mais inseridos no cotidiano, com destaque para os jogos mobile, uma tendência ainda mais democrática, uma vez que abre espaço para aqueles que não possuem recursos para investir em equipamentos como o PC gamer. Além disso, também temos a CCXP, que neste ano, em um único dia, reuniu mais de 70 mil pessoas, se tornando a maior maior celebração da cultura pop e geek do mundo”, diz Kim Nery.

“Quando analisamos a história, desde que o mundo é mundo, são os jovens que constroem as tendências e as popularizam junto às demais gerações, como foi o caso do festival Woodstock, que movimentou o rock mundial, junto ao público de aproximadamente 25 anos. Hoje, esse mesmo pessoal tem em torno de 70 anos e resiste às mudanças de geração similares a sua. Agora não é diferente e cabe às marcas acompanharem de perto as novidades e aproveitá-las para otimizar seus produtos e serviços”, finaliza Ratz.

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