Os eventos e as redes sociais dividem o mesmo objetivo, de reunir pessoas em um ambiente físico ou digital, respectivamente. Assim, é importante que os dois estejam em harmonia e trabalhando juntos. Para que essa parceria funcione, é preciso que seja feito um trabalho aprofundado de estudo e planejamento para que a relação entre eventos e redes sociais ofereça ganhos.
Apenas no Facebook, 1.86 bilhão de usuários estão ativos por mês. A rede social conta com uma opção especial para a criação de páginas de eventos, mostrando como é importante a relação entre esses dois mundos.
A rede também ajuda no desenvolvimento da interatividade. No ano passado, o Facebook iniciou uma guia de vídeo para a versão mobile, possibilitando a transmissão ao vivo para páginas de eventos e grupos. Além disso, é possível utilizar as reações dos usuários sobre a transmissão, o que ajuda a identificar pontos fortes (ou fracos), para aprimorar ainda mais a experiência do público.
Seguindo entre as redes mais utilizadas, está o Instagram, focada no conteúdo visual e com 150 milhões de usuários ativos por dia. É uma ferramenta perfeita para impulsionar marcas e explorar serviços e produtos, fomentando os negócios nas mais diversas áreas, especialmente em feiras.
Podemos postar fotos e vídeos (de até 60 segundos), além de realizar transmissões ao vivo e postagens “com validade” – através dos Stories, visíveis apenas por 24 horas. E para alcançar um número maior de pessoas, basta utilizar hashtags específicas para encontrarmos o público certo.
Já o Twitter, que conta com mais de 319 milhões de usuários ativos mensais, é ideal para a interações do público – e ótimo exemplo da relação entre eventos e redes sociais. Os internautas comentam através de hashtags e há a possibilidade de publicar fotos e vídeos. Em 2015, a empresa adquiriu o Periscope, aplicativo de transmissão de vídeo ao vivo, que se transformou em sucesso na área, para as empresas e o próprio público.
Desde sua criação, o Periscope permite que os vídeos permaneçam visíveis por 24 horas, além de salvar uma cópia no celular. Atualmente, testes estão sendo realizados para oferecer a opção de vídeos permanentes, salvos na nuvem do aplicativo.
Nos últimos tempos, os vídeos são cada vez mais explorados. Uma rede exclusiva para essa mídia é o Snapchat, com 158 milhões de usuários ativos por dia. Seguindo a ideia de vídeos visíveis por 24 horas, também é uma ferramenta importante para eventos. Prova disso é o recurso “Our Story”, com aplicações diretas para esses encontros, permitindo que vários usuários publiquem fotos e vídeos dentro da localização específica do evento.
Todas essas ferramentas são essenciais para alavancar a visibilidade de um encontro e devem ser exploradas ao máximo. Novas redes e formatos irão surgir nos próximos anos, então é preciso estar sempre presente no meio e atento às novidades que podem contribuir diretamente com resultados positivos que podemos adquirir com a relação entre eventos e redes sociais.