O ano de 2018 promete trazer muitas novidades para o mercado de eventos – especialmente as relacionadas à tecnologia. A palavra chave que podemos ressaltar é “experiência”, objetivo principal do setor e responsável por engajar e encantar os participantes. Confira as cinco apostas da área que devem transformar os eventos:
Inteligência Artificial
Coração da revolução digital desde 2010, a inteligência artificial está entre os principais temas do novo século. A integração da IA em eventos pode simplificar a logística e criar conexões de rede com base em interesses comuns entre os convidados. A tecnologia também pode ser aplicada em todos os processos de realização de diferentes cerimônias, englobando o antes, durante e pós evento.
Chatbots
Ligados diretamente à inteligência artificial, os chatbots já são muito utilizados por diversas empresas – oferecendo um atendimento personalizado e com agilidade aos seus clientes. Com o aprendizado de máquinas, os bots são capazes de conversar com usuários humanos de uma forma natural, sendo utilizados especialmente para responder perguntas frequentes, como a direção do local onde há uma conferência. Além do impacto positivo que a interação causa nos participantes, a tecnologia economiza tempo da equipe responsável por gerir o evento.
Realidade Virtual
Embora não seja efetivamente uma novidade, a realidade virtual continua em expansão e deve ganhar um espaço cada vez maior nos eventos. Uma das grandes novidades para a área foi apresentada em 11 de outubro de 2017, por Mark Zuckerberg. O criador do Facebook anunciou o lançamento dos Oculus, plataforma social em realidade virtual que permite que os eventos ao vivo sejam vistos com LiveNation e TicketMaster, além de um fone de ouvido de realidade virtual Oculus Rift. O aparelho possibilita uma imersão além da convencional e melhora a experiência dos participantes.
Realidade Aumentada
Esse tópico está diretamente ligado à parte da experiência do evento. Com a realidade aumentada, somos capazes de transformar elementos 3D de uma forma tangível com o auxílio de dispositivos (como óculos e smartphone). É uma tecnologia que agrada muito aos participantes e permite com que eles tenham uma experiência única.
Transmissões ao vivo
Essa tendência vem de 2017 e promete continuar forte e em constante crescimento, principalmente no mercado de eventos. Diversas ferramentas, como Youtube e Periscope, permitem que as pessoas aproveitem a experiência de eventos à distância. A desmaterialização é uma prioridade para a indústria de eventos e tornou-se algo indispensável para envolver o público-alvo, independentemente de onde estiverem.
Traduções simultâneas
Muitos eventos contam com palestrantes internacionais, mas a principal dificuldade nesse caso é fazer com que todos os participantes compreendam o convidado durante sua apresentação. Porém, uma novidade promete resolver essa questão: o Pixel Bud, par de fones de ouvido sem fio, capaz de traduzir simultânea até 40 idiomas. A tecnologia surgiu com o objetivo de superar as barreiras linguísticas.
Quer saber mais sobre o assunto?
Entenda como a tecnologia pode ser utilizada no mercado de eventos.