SP priorizará turismo e eventos na retomada
Governo de São Paulo planeja iniciar a retomada gradual em maioPublicado em 29/04/2020
A partir do dia 11 de maio, o Estado de São Paulo deve reiniciar a retomada aos negócios, priorizando os setores: comércio, turismo e economia criativa (artistas, produtores de conteúdo e eventos).
Nessas atividades estão muitos micro e pequenos empresários que nesse momento passam por um situação bastante delicada com suas atividades, muitas vezes, totalmente paralisadas.
Ao anunciar a retomada, o governo de São Paulo informou que está formando um plano de retomada das atividades. Ele vai ser de forma gradual e respeitando o avanço do coronavírus em cada cidade.
Afim de determinar o que poderá ser aberto, deverão avaliados oito critérios de saúde como número de casos da covid-19, óbitos e leitos disponíveis. Assim sendo, a reabertura deverá se dar em diferentes tempos e regras, em cada um dos 645 municípios que integram o estado.
A prioridade deve ser dada aos seguintes setores: comércio, turismo e economia criativa, essa engloba: eventos, artistas e produção de conteúdo.
Certamente serão definidas regras distintas de acordo com o serviço prestado, tamanho e localização do negócio. Comércio de rua e shoppings terão critérios diferentes.
Retomada Segmento de Eventos
O Governo do Estado criou um grupo de trabalho, que conta com a participação de líderes e associações representantes de empresas do setor afim de trabalhar um plano de retomada no qual possam trabalhar juntos medidas para garantir uma retomada segura, ao atender as exigências de saúde.
O propósito desse trabalho deve ser auxiliar e agilizar todo o trabalho de readequação do setor de feiras e eventos para que o processo seja mais rápido e seguro possível, atendendo aos novos padrões que certamente serão implementados.
A retomada do Turismo em São Paulo e no Brasil?
O Governador de São Paulo João Dória declarou que não será possível qualquer flexibilização antes do dia 10 de maio, uma vez que muitos setores, ressaltando o interesse do segmento do turismo por conta dos feriados e mesmo do dias das mães, celebrado no dia 11 de maio.
Em videoconferência realizada nesta quarta-feira (29), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, afirmou que o turismo doméstico pautará a retomada do setor no país após a pandemia.
De acordo com o ministro, o Ministério do Turismo já está trabalhando em um plano que será puxado por uma grande divulgação dos destinos nacionais e a integração entre os modais de transporte, fazendo com que destinos próximos possam ser visitados em uma só viagem.
“A retomada só será possível após a sobrevivência do setor.”, disse o Álvaro Antônio, que destacou a linha de crédito de até R$ 5 bilhões que deverá ser liberada pelo Ministério da Economia para ajudar os trabalhadores e empreendedores do Turismo do país.
“Essa medida provisória vai atender em 80% os micros e pequenos e 20% as empresas de médio e grande porte que prestam serviços turísticos no país. Vamos trabalhar para que este recurso possa ser ofertado de forma atrativa e com facilitações”, pontuo.
Fonte: UOL e Ministério do Turismo
Leia também: