Show-piloto: bons tempos de volta na Inglaterra, pelo menos por uma noite
Objetivo: descobrir como os festivais de música serão realizados depois do fim das restrições ao contato socialPublicado em 03/05/2021
Liverpool recebeu um show piloto nesse domingo (02), com o maior número de pessoas legalmente aglomeradas em um espaço tão pequeno, desde o início da pandemia na Inglaterra.
Parecia uma noite comum de um mês qualquer de 2019, 2018…
Estiveram reunidos 5.000 fãs. Sem máscaras. Sem distanciamento social. Nenhuma regra. Sem risco de multas.
Apenas se divertindo com seus amigos, bebendo cerveja em copos de papelão. Como nos velhos tempos. E, com sorte, como os tempos que ainda estão por vir.
O mini-festival de domingo no Sefton Park de Liverpool foi um dos eventos oficiais de teste do governo para pesquisar como grandes reuniões podem ocorrer com segurança novamente.
Todos os participantes tiveram que fazer um teste no dia anterior ao evento em um dos quatro postos de testes disponilizados pela cidade, e só podiam entrar se o teste fosse negativo.
Eles também foram fortemente encorajados a fazer testes de PCR mais sensíveis no dia do show e a fazê-lo novamente cinco dias depois, na sexta-feira. Isso será crucial para descobrir se houve propagação do vírus.
Os cientistas também estão estudando outros fatores, como movimento e interação do público, ventilação, duração, alimentação e consumo de álcool. Membros da equipe da organização circularam durante a realização do evento, fazendo anotações.
Tudo com o objetivo de descobrir como os festivais de música podem prosseguir depois de 21 de junho, quando a quarta etapa de reabertura do governo verá, em tese, o fim das restrições ao contato social.
Quando os portões do Sefton Park foram abertos, os primeiros fãs entraram e iam arrancando suas máscaras com “um suspiro de alívio”, como disse um deles.
Fonte: BBC News