Página Principal Revista EBS

18 motivos para participar do LACTE – encontro de gestores de eventos e viagens corporativas da América Latina

LACTE17 - Foto: Divulgação
Acompanhe a seleção de 18 motivos para estar no LACTE 2023 - encontro de gestores de eventos e viagens corporativas

Publicado em 23/02/2023

O Latin America Community for Travel and Events Experience (LACTE), organizado pela Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), é reconhecido como o mais importante encontro de gestão de eventos e viagens corporativas da América Latina.

O LACTE separou neste conteúdo 18 motivos para participar da sua 18ª edição, que acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo.

  1. Causa social – “Enfrentemos todos o racismo – Se você não enfrenta, sua omissão
    permite”

    Todos os anos, o LACTE defende uma causa social, e nesta edição não será diferente.
    A ação principal será “Enfrentemos todos o racismo. Se você não enfrenta, sua
    omissão permite”, que trará luz à inclusão no mercado de viagens e eventos
    corporativos, propondo diversas atividades para que o setor atue coletivamente
    nessa mudança.

    O evento conta também com o lounge do Movimento Black Money (MBM). O espaço
    terá a participação de afro empreendedores que disponibilizam produtos e serviços
    para viagens e eventos corporativos.
  2. Tema principal “All connected”
    Com o tema “All connected”, o encontro tem como propósito criar conexões
    significativas e longevas entre os profissionais de viagens, eventos e mobilidade
    corporativa para que se conectem, aprendam e gerem negócios, fomentando um
    mercado equilibrado, ético e transparente.
  3. Número maior de participantes
    Ao retornar ao WTC Golden Hall, a expectativa para esta edição é de 1.300
    participantes.
  4. Aplicativo LACTE
    Com o aplicativo, o usuário terá a oportunidade de acessar informações sobre as
    ações que acontecem no encontro, ter contato com outros participantes, gerar novos
    negócios, compartilhar ideias e fazer downloads de materiais únicos, além de
    acompanhar a programação completa dos seus dois dias. O APP está disponível nas
    plataformas Play Store e Apple Store.
  5. Premiação “Você Inspira”
    No dia 27 de fevereiro acontecerá a premiação para os melhores cases de eventos e viagens corporativas em três pilares: inovação, ESG e parceria. O objetivo será compartilhar com o mercado práticas de sucesso que possam contribuir gerando ideias. Os finalistas irão se apresentar e a votação será realizada durante o próprio evento, por meio do aplicativo. A intenção é que os participantes tenham a oportunidade de decidir quem serão os vencedores.

    Confira a lista dos finalistas
    :: ESG: KLM BIKE HOUSE e Lufthansa Group Expandindo Horizontes
    :: Inovação: Reconexão Roche 2023 e Tecnologia & Gestão de Viagens Itáu
    :: Parceria: Chez Bisutti – Club Med Lake Paradise e CBTD 2022 – Um Congresso construído a várias mãos da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento Jornada virtual pré LACTE – aquecimento e provocações
  6. A tradicional Jornada Virtual pré-LACTE, conhecida como Pop-up, conectou a América Latina com sequência de eventos on-line, convidando para o encontro principal. Suas três edições foram realizadas com os temas: ESG (8 de novembro), Tecnologia (8 de dezembro) e Experiências (31 de janeiro). Os conteúdos completos estão disponíveis no canal do YouTube da TV ALAGEV (link).
  7. Comunidades protagonistas – minilabs
    O LACTE contará com 14 Minilabs com conteúdos comandados pelos representantes das 14 Comunidades da ALAGEV
  8. Sessões educacionais mudas
    As sessões serão definidas por cores e proporcionam opções de temas como negócio e tecnologia (cinza), marketing e inovação (azul), gestão e pessoas (laranja) e carreira (vermelho). Os bate-papos serão mais longos; os debates terão uma hora de duração.
    O objetivo é que as conversas sejam menos expositivas e mais profundas e interativas, com trocas de experiências entre as pessoas.
  9. 20 anos da ALAGEV
    Esta edição será ainda mais especial, já que a ALAGEV completará 20 anos de atividades em 2023. E durante o LACTE, a associação promoverá várias ações de celebrações.
  10. Conteúdo diferenciado conectado com a atualidade
    O LACTE terá 100 palestrantes, mais de 20 horas de conteúdos sobre diversos temas,
    como economia e os indicadores de viagens corporativas, tecnologia humanizada,
    impacto da distribuição hoteleira, política de viagens, transformação digital,
    investimento em publicidade, inclusão e diversidade, liderança, gestão de tempo,
    storytelling, ESG, exercícios de autoconhecimento, tendências, melhores práticas de
    engajamento, sustentabilidade em viagens de incentivo, poder da mobilidade,
    inovação, customer experience em aeroportos, negociação entre cliente e
    fornecedor, equilíbrio emocional, design, proatividade e muito mais.

Conheça a programação completa em https://alagev.org/lacte18/programacao.

  1. Multissetorial – foco na coconstrução em conjunto entre clientes e fornecedores
    Com um networking especializado e qualificado, o participante terá a oportunidade
    de promover novos negócios e fortalecer o relacionamento entre clientes e fornecedores de eventos e viagens corporativas. Como a única associação multissetorial do mercado, o foco será impulsionar iniciativas pioneiras e vanguardistas para a adaptação consistente de um setor que, acima de tudo, conecta pessoas para transformar o mundo.
  2. Parceria e apoio de grandes marcas
    O LACTE conta com patrocinadores e apoiadores que têm participação ativa para
    tornar o evento um sucesso. Acesse o link e conheça quem vai fazer parte do
    encontro.
  1. Mentoria com a GIV2U
    Com as sessões da GIV2U, pré-agendadas pelo aplicativo, o usuário poderá receber
    uma mentoria. A metodologia é baseada na somatória da necessidade do mentorado
    e a orquestração do mentor para cocriar um caminho novo, que vai de encontro à
    resolução do problema/dilema colocado.
  1. Menos expositivo e mais participativo – juntos na construção de soluções
    O foco principal desta edição será coconstrução, entre todos os players, do futuro
    desejável para o setor, buscando a participação de profissionais de eventos e viagens
    corporativas para que, juntos, possam trabalhar na criação de soluções sustentáveis.
  2. Novo conselho eleito
    No dia 28 de fevereiro, o novo conselho da ALAGEV será anunciado no encerramento
    do evento.
  3. 5K LACTE Desafio – Correr Com Propósitos
    A 1ª edição do 5K LACTE Desafio, organizado pela ALAGEV e pela Correr Com
    Propósitos, acontece em 26 de fevereiro (domingo), um dia antes do início do LACTE.
    O participante tem duas opções de inscrição: a virtual e a presencial, que terá como local de largada o Marriott Executive Apartments (Vila Nova Conceição – São Paulo), às 7h30.

    O evento, aberto ao público em geral, reúne uma comunidade de esportistas e entusiastas para uma corrida/caminhada e contempla uma ação solidária com o objetivo de promover a saúde e conexão entre os participantes. Parte do valor arrecadado com as inscrições será revertida para o Instituto Alicerce, que transforma a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio do fortalecimento da sua base educacional.

As inscrições podem ser realizadas
pelo site https://www.corrercompropositos.com.br/5klacte2023

  1. Ações de ESG
    O HUB ESG da ALAGEV desenvolverá com parceiros no LACTE ações ligadas à redução
    do desperdício alimentar, consumo consciente de recursos, gestão de resíduos
    sólidos do evento e redução e compensação dos Gases de Efeito Estufa (GEE). No dia
    28 de fevereiro será divulgado um relatório sobre essas atividades.
  2. Gamificação
    O evento trouxe uma estratégia de gamification, uma competição saudável para
    promover maior envolvimento entre os participantes e estabelecer conexões. O
    projeto conta com interações entre visitantes, enquetes, códigos premiados, visitação
    aos estandes e muitas outras ações que viram pontos.

    Um ranking no aplicativo mede em tempo real o engajamento e, no fim do evento, haverá uma premiação com surpresas incríveis com passagens aéreas nacionais e internacionais, estadias em resorts e hotéis com experiências inesquecíveis.

Relacionados

Rio de Janeiro recebe rodada de negócios, supera expectativas e movimenta o mercado MICE

ABEOC, juntamente com outras entidades, celebra a retomada estudo econômico do setor de eventos

SPCVB e Abear promovem a 2ª edição dos Roadshows Meu Destino é São Paulo

APAS anuncia doação de R$ 1 milhão para as vítimas das chuvas no RS