Página Principal Revista EBS

Oktoberfest é cancelada novamente

Foto: Pexels
Com restrições rígidas para conter uma terceira onda de casos de covid-19, Alemanha inclui a proibição de grandes reuniões e eventos

Publicado em 03/05/2021

O primeiro-ministro da Baviera, Markus Söder, e o prefeito de Munique, Dieter Reiter, anunciaram a notícia em uma coletiva de imprensa conjunta em Munique, em 3 de maio de 2021.

“A situação é muito incerta”: Ministro Presidente Söder

A 187ª Oktoberfest ser realizada entre 18/09 e 03/10/2021, em Munique. 

Mas, pela segunda vez consecutiva, a pandemia de Covid-19, infelizmente, não permitirá a realização do festival. Dr. Markus Söder disse que foi tomada a decisão unânime de recomendar que os principais festivais folclóricos da Bavária não ocorressem – incluindo a Oktoberfest.

Söder deu três razões para o cancelamento do Wiesn 2021:

“Primeiro: A situação é muito incerta. Temos uma obrigação econômica aqui – um cancelamento posterior da Oktoberfest seria uma perda econômica.” O segundo motivo que ele citou foi o dano potencial à marca Oktoberfest, um cartão de visita mundialmente conhecido para Munique e Baviera. Terceiro, disse Söder, uma Oktoberfest com requisitos como máscaras obrigatórias e distâncias nas grandes barracas não seria viável e poderia levar a “condições caóticas”.

Mayor Reiter: “Não foi uma decisão fácil”

O Prefeito Dieter Reiter sobre a decisão de não realizar o Wiesn em 2021: “Não foi uma decisão fácil, mas tenho que tomá-la agora e já o fiz.” Ele disse que a responsabilidade pela saúde das pessoas deve ser mais importante do que o interesse legítimo em comemorar: “É por isso que também não haverá Wiesn em Munique este ano – pela 26ª vez no total.”

Reiter pediu compreensão para a decisão. Apesar das medidas e vacinações, a pandemia ainda não acabou em todo o mundo, disse ele. “O risco é simplesmente muito grande de que as pessoas aqui possam se infectar com o vírus Corona. Sei como isso é difícil não só para os visitantes, mas também o quanto afeta a todos que trabalham no Wiesn e agora têm que ficar sem essa renda mais uma vez – dos garçons e garçonetes aos operadores de barracas, showmen e estalajadeiros. Mas: A Oktoberfest só pode acontecer de forma completa ou não acontece. ” Ou, em uma frase da Baviera: “So a bissl Wiesn geht ned.” (“Não há nada como um pouco de Wiesn.”)

No entanto, o prefeito ficou satisfeito com o feedback positivo do governo da Baviera sobre eventos descentralizados como o “Verão na Cidade”.

Baumgärtner, chefe da Wiesn: “A decisão é certa e sensata”

“Por um tempo parecia que a Oktoberfest poderia acontecer este ano”, disse Clemens Baumgärtner, o Diretor de Trabalho e Assuntos Econômicos responsável pela Oktoberfest. “Infelizmente, essa esperança foi frustrada por causa de uma terceira onda de infecção. A decisão é correta e razoável, porque nenhum perigo à vida e aos membros dos convidados pode emanar do Wiesn. Isso prejudicaria gravemente nosso festival e nossa marca. “

Ele acrescentou que o novo cancelamento foi um duro golpe para as pessoas que dirigem o Wiesn, de anfitriões de festivais a operadores de carrosséis e vendedores de pretzel. Também não haverá “substituição de Wiesn”. Mas: “Queremos pensar em uma nova edição do verão na cidade, por exemplo”.

Fonte: Assessoria

Relacionados

BeFly investe no cenário de entretenimento de Belo Horizonte e assume naming rights de Arena Hall e Minascentro

APAS anuncia doação de R$ 1 milhão para as vítimas das chuvas no RS

UBRAFE celebra a inclusão das Feiras de Negócios no Calendário de Eventos Estratégicos da cidade de São Paulo

Feira EBS 2024 anuncia 95% das áreas comercializadas e destaca patrocinadores