O Mobile World Congress (MWC), maior congresso sobre telefonia móvel do mundo, aconteceu entre os dias 25 de fevereiro e 1° de março, em Barcelona, na Espanha. Organizado pelo consórcio global de operadoras de telecomunicações GSMA, o encontro apresentou diversas novidades e informações importantes sobre a área.
Mais de 100 mil pessoas passaram pelo local do evento, que abordou o modo como as principais tecnologias devem ser implementadas dentro dos próximos meses e anos. Ao todo, mais de 2.400 empresas apresentaram produtos e serviços, incluindo grandes nomes, como Apple e Samsung – aliás, a empresa sul-coreana ganhou um prêmio por melhor equipamento móvel de realidade virtual com seu Gear-VR, óculos de realidade virtual.
Um dos principais temas do congresso foi a inteligência artificial e conectividade, contando com a GSMA Innovation City, que ofereceu demonstrações imersivas sobre os mais avançados produtos para mobile no mundo. Os visitantes puderam compreender como os dispositivos móveis estão criando um futuro melhor para cidadãos e empresas ao redor do mundo, em diversas áreas. Já o NEXTech teve como destaque as tecnologias disruptivas de realidade virtual/aumentada e robótica para computação cognitiva, inteligência artificial e muito mais.
Nos quatro dias de encontro, diversos temas foram abordados, incluindo a rede 5G, Internet das Coisas, conteúdo e mídia, drones, entre outros. Vinte e cinco empresas receberam o Global Mobile Awards por seus avanços tecnológicos, incluindo melhores conteúdos, dispositivos, e até inovações para saúde e educação, por exemplo.
Marketing digital e seus avanços
Diretamente ligado ao mobile, o marketing digital esteve presente nas discussões desta edição do Mobile World Congress. Entre a principal notícia para os profissionais da área está a pesquisa divulgada pela YouAppi, plataforma líder de marketing digital que fornece soluções tecnológicas de serviços de propaganda em mobile para aquisição e conversão de clientes. O estudo apontou que 85% dos responsáveis por divulgar produtos devem aumentar os investimentos nos meios digitais, especialmente sobre publicidades em vídeo.
Esse formato está sendo muito utilizado no Brasil e deve continuar a crescer, especialmente pelo impacto positivo que gera nas pessoas. Isso porque os vídeos são capazes de prender a atenção e despertar emoções, além de um recurso que pode ser reutilizado e disseminar a marca por um longo período de tempo.