Publicado em 21/08/2020
O primeiro semestre de 2020 foi extremamente conturbado, e as incertezas e indefinições do curso normal das atividades persistem. A Medical Fair Brasil (MFB) vivenciava a expectativa de sua edição, que seria realizada em maio, mas precisou ser postergada para setembro.
No entanto, faltando menos de um mês para esse cenário e pensando na saúde e no bem-estar de todos os participantes, a Emme Brasil, representante da Messe Düsseldorf, confirma que a Feira MEDICA no Brasil acontecerá apenas em 2021.
“Ainda em março tivemos que nos ajustar a esse momento novo, do qual pouco ou quase nada se sabia. Consideramos a perspectiva do Ministério da Saúde de que a pandemia permaneceria ativa por mais três ou quatro meses e entendemos que, com a chegada do segundo semestre e a diminuição da curva de contaminação, o mercado precisaria de oportunidades para retomar seu desempenho. Nós nos reformulamos para servir como uma plataforma de impulsionamento de negócios que respeita as limitações deste momento, mas não podemos ser relapsos com o que vivenciamos, e a melhor decisão é acontecermos no próximo ano. Já temos as datas: de 4 a 7 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo”, anuncia a CEO da Emme Brasil e diretora da MFB, Malu Sevieri.
A organização tem trabalhado para que em 2021 os participantes tenham à disposição um evento completo, com todas as possibilidades que as feiras de negócios oferecem de forma presencial. Diante de todas as recentes mudanças de cenários e perspectivas, que resultarão em um novo ano marcado pela reinvenção da indústria, tem-se a convicção de que a MFB será uma verdadeira plataforma de impulsionamento e geração de negócios para o segmento.
É valido ressaltar que, no início de julho, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que grandes eventos e demais atividades que geram aglomeração têm previsão de retorno em 12 de outubro, desde que o estado permanecesse ao menos 28 dias na Fase Verde do plano para conter o avanço do coronavírus. No entanto, isso ainda não é garantia de que os eventos ocorrerão. Mesmo assim, isso corresponde a um período posterior aos dias marcados para a realização da MFB em 2020, 16 e 17 de setembro.
Como todas as feiras da Messe Düsseldorf, a MFB é um evento misto de máquinas, equipamentos e serviços; mais do que isso, de experiências para serem vividas presencialmente, por esse motivo a direção não acha possível idealizar uma feira digital.
“Desenvolvemos um protocolo de higiene e segurança para atender a todos os requisitos e recomendações para tornar o ambiente da feira o mais seguro possível, mesmo diante da pandemia. Tivemos a preocupação em desenvolvê-lo para mostrar quão seguros nós somos e não estamos alheios ao cenário que estamos vivendo. Mas, com o desenrolar das situações, avaliamos que não podemos nos expor, nem expor os nossos parceiros e visitantes a qualquer possibilidade de risco de infecção. Em 2021, com segurança e mais tranquilidade, faremos o nosso melhor na realização de uma verdadeira plataforma de negócios, o real objetivo de uma feira”, explica Malu.
Acesse aqui o Protocolo de Higiene e Segurança da Medical Fair Brasil 2021
Mais do que uma feira de negócios que prioriza a exposição de produtos e serviços, a MFB vai além, oferecendo vasta programação com fóruns, simpósios e congressos. Conteúdos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entraria em vigor em 2020 e foi adiada novamente, merecem total atenção para que todos estejam em conformidade com as normas. No contexto das atualizações que as instituições de saúde deverão fazer, Malu compreende ser fundamental apresentar cases práticos e os êxitos obtidos durante a pandemia, como forma de estimular melhorias.
“Ao propor programação contemplando intensas atividades de conteúdo, também propiciaremos aos participantes um melhor direcionamento para o relacionamento. Não se pode olhar para uma feira apenas com a perspectiva de vendas. Existem oportunidades que não se podem deixar passar, como a geração de mídia espontânea, crescimento dos leads da empresa e novas parcerias. Feiras de negócios representam a mais eficaz ferramenta para aprofundar e consolidar relacionamentos comerciais bem como conquistar a necessária confiança para concretizar mais negócios”, reitera Malu.
A diretora também aproveita o anúncio de que a MFB ocorrerá em 2021 para informar aos participantes que, nos próximos meses, conteúdos exclusivos voltados para o mercado de saúde e as novidades do setor, produzidos em parceria com apoiadores e expositores, serão disponibilizados gratuitamente no canal do YouTube da feira. Para ter acesso, basta se inscrever e ativar as notificações.
“Para os expositores que ainda não fecharam sua participação conosco, esse é o momento de garantir o espaço do seu estande para participar da edição brasileira da maior feira da indústria de saúde mundial. Nosso time comercial está disponível para lhe oferecer propostas que cabem no orçamento da sua empresa. Além disso, as organizações que fecharem contrato nos próximos dias terão acesso ao APP MFB, uma ferramenta exclusiva que antecipa o contato com o mercado”, adianta Malu.
O aplicativo será disponibilizado gratuitamente para todos os expositores, parceiros e visitantes, consistindo em uma plataforma de matchmaking intuitiva, que facilitará o encontro das necessidades de compradores com seus respectivos fornecedores. Com o APP MFB, a conexão com a cadeia do setor de saúde se dará em poucos cliques, e os usuários ainda promoverão seus produtos; aumentarão seus leads qualificados e expandirão seu network para todo o território nacional e internacional.
“E, para os nossos visitantes, programem-se para os dias 4 a 7 de maio. Os inscritos em nosso site continuarão recebendo nossas comunicações. Quem ainda não se inscreveu pode acessar nosso endereço eletrônico e seguir o passo a passo. As inscrições são gratuitas”, finaliza Malu.
Fonte: Assessoria