EventoFacil Meeting faz parte do calendário anual de eventos, organizados pelo Grupo EventoFacil. Neste ano, completou 27 edições realizadas, mantendo a proposta de apresentar aos profissionais com poder decisão na realização de eventos corporativos e incentivos, atuantes no segmento MICE e Experience, um ambiente de networking, conteúdo e novidades em produtos e serviços para atender as demandas deste mercado.
Todos os encontros de 2016, contaram com uma novidade que foi a realização na parte da manhã, o Speed Meeting, uma rodada de negócios com compradores convidados.
EventoFacil Meeting Campinas
No dia 23 de agosto, no Royal Palm Plaza Campinas, SP, foi realizado a 26a edição do EventoFacil Meeting, reuniu aproximadamente 250 visitantes e um mix de fornecedores como Vert Hotéis, Barceló Hotels & Resorts, Refúgio Cheiro de Mato, Casa Grande Hotel, Guararema Parque Hotel Resort, Royal Palm Plaza Resort, Rede Beach Hotéis, El Shadai Park Hotel, R1 Audiovisual, Cross Host, Hotma, Class Produções, Live Map, Ábacos, Moblee, Kiyoshi Geradores, Five Transportes, Even3, Campinas Convention, MIB – Men in Bar, Rental Tech, Casino Experience, Fw Locação de Móveis, CEP Transportes e Expo Unimed Curitiba.
“É uma honra para o Royal Palm Plaza estar presente mais uma vez no Encontro do Profissional de Eventos e sediar a 26a edição. Esta edição trouxe algumas inovações, como a palestra sobre o Design Thinking MICE, trabalho que foi construído dentro do Royal Palm Plaza com alguns dos melhores especialistas do segmento, e o Speed Meeting. Investimos e acreditamos que eventos como este são fundamentais para gerar relacionamento e novas oportunidades de negócios, mas principalmente trazer inovação e qualidade para o mercado de eventos e marketing”, destaca César Nunes, diretor comecial do Royal Palm Plaza Campinas.
Conteúdo voltado para o trade
O evento contou com uma programação de conteúdo voltada aos profissionais do segmento MICE e Experience, temas como “Design Thinking MICE“ e “A Era das Experiências“ foram discutidos no evento.
Para falar sobre o tema Design Thinking Eventos e Incentivos, Alexis Pagliarini, profissional de marketing que se especializou em processos de geração de ideias e Design Thinking, e os convidados João Mattos, da D Mattos Live Marketing, Luis Fernando Pascon, da Agência Beato, Carlos Schwartzmann, da Costa Brava Viagens e Eventos, e Mateus Passos, da Tour House, fomentaram uma discussão sobre os resultados obtidos em duas sessões de Design Thinking que foram realizadas recentemente em Campinas. O Design Thinking tem como principal objetivo identificar os principais problemas e repensar alternativas tangíveis ao setor.
Questões como briefings deficientes, baixa qualidade de informação, concorrências inadequadas, falta de feedback após concorrências, budgets irreais, concorrência com o próprio cliente (cliente assume internamente parte do processo), prazo curto para o projeto e execução X prazo longo para a tomada de decisão e pagamento, baixa coesão e autoestima do setor, medo de inovar, qualificação de profissionais inadequada e tendência à comoditização permearam as discussões no painel.
Outro tema de grande relevância foi sobre “A Era das experiências! Os 7 passos para criar experiências memoráveis”.
O palestrante Manoel Carlos Junior, pioneiro e especialista em marketing de experiências, criador do termo e método “Experiencialize” conta que em um mercado altamente acirrado em que os produtos e serviços são cada vez mais parecidos, não basta mais ter um produto ou serviço de qualidade é preciso ir além, é fundamental experiencializar.
Ainda segundo Manoel, EXPERIENCIALIZAR é o ato de colocar em prática uma experiência de consumo. Ação que visa oferecer uma experiência única para o consumidor, utilizando-se de elementos emocionais e sensoriais.
O palestrante apresentou uma nova abordagem multidisciplinar, com foco em estratégias de marketing, vendas e inovação, explicou o que é “Experiencializar” o seu negócio e mostrou os 7 passos para construir uma experiência única para clientes:
– descubra a causa emocional da sua empresa;
– saiba contar uma boa história (Storytelling);
– ative a memória afetiva – entregue experiências que marquem na memória e no coração;
– crie a sensação de pertencimento;
– alinhe os 5 sentidos ao seu negócio;
– dê máxima atenção aos detalhes;
– surpreenda mais, provoque o UAU!.
Para finalizar a palestra, Manoel Carlos mencionou cases de marcas como Coca-Cola, Tomorrowland e Tiffany & Co, e como elas utilizam os 7 passos para promover experiências marcantes e memoráveis na “memória e no coração” dos clientes.
EventoFacil Meeting São Paulo
No dia 20 de outubro, na Amcham Business Center, foi realizado a 27ª edição do EventoFacil Meeting, na parte da manhã tivemos a rodada de negócios, almoço de relacionamento e a tarde abriu-se para a visitação com a presença de cerca de 250 profissionais do mercado que vieram para se relacionar com os expositores e assistir às palestras de conteúdo.
O evento trouxe como expositores diversos fornecedores como R1 Soluções Audiovisuais, Royal Palm Plaza, Kiyoshi Geradores, Class Produções, Live Map, Ábacos, Moblee, Even3, MIB Men In Bar, Villa Di Mantova, Panorama Hotel & Spa, Casino Experience, Five Transportes, Centro de Convenções Rebouças, Amcham Business Center, TES Cenografia, Expo Unimed Curitiba, Foto Andres, Espaço Casarão Bela Vista, NGR Locações, Chopp Up, Campo Bahia Hotel, Triart, In Box Guarda-Tudo, Happen Agency, Vert Hotéis, Iberostar Hotels & Resorts, MGM-TS, Beach Park, Just Led, Caderno Inteligente e Burlesque Paris 6.
“Para Amcham é importante receber os profissionais da área de eventos, uma forma de conhecerem nossa estrutura e serviços que oferecemos aos nossos clientes. Durante o ano realizamos algumas ações com agências e clientes finais, o EventoFacil Meeting chegou para complementar nossa estratégia comercial.”, Fabricio Popovic, gerente de eventos da Amcham São Paulo.
O Futuro do Patrocínio e Branded Content
Objetivando promover uma discussão sobre os temas atuais do mercado, o evento trouxe Denis Garcia, diretor de novos negócios e parcerias da HSM Educação Executiva para palestrar sobre o tema “O Futuro do Patrocínio”.
Denis enfatizou que os eventos e os patrocínios sempre foram uma combinação de sucesso, porém, hoje, eles devem ser repensados e adaptados de acordo com os novos formatos.
A HSM foi um exemplo claro de reformulação. Para chegar ao formato do evento, os organizadores buscaram pesquisas sobre as principais tendências de eventos mundiais, como o Estudo da Velvet Chainsaw Consulting que aponta as 10 maiores tendências em eventos, que são: 1) foco absoluto no participante; 2) desenhar experiências para revelar o conteúdo; 3) projetar experiências de aprendizagem e não palestras; 4) criar conexões e networking acidentais e intencionais; 5) Speaker assume papel de facilitar e não atração principal do evento; 6) o patrocinador deixa de ser caçador de leads e passa a agregar valor à experiência dos participantes; 7) o participante deixa de ser um consumidor e passa a assumir um papel de co-criação; 8) mais do que agendar speakers, as empresas colocam mais esforço em fazer a curadoria do conteúdo; 9) organizadores assumem posição estratégica como design de experiências; 10) organizadores mudam de administradores de listas, para analistas de padrões e previsões de comportamento.
A principal proposta do novo formato da HSM foi focar não só em customizar o evento para os participantes, mas também, principalmente, colocar cada um deles como protagonista, tanto do conhecimento a adquirir, como do relacionamento e da experiência como um todo.
Outro tema que está em voga e, que já faz parte há algum tempo do mercado de comunicação, marketing e live marketing é o Branded Content, afinal, o que é Branded Content, quais são suas estratégias e por que ele é a prática do futuro?
Para falar um pouco sobre o conceito de branding, posicionamento estratégico e apresentar cases de sucesso Marcia Auriani, executiva de branding e de gestão do design ministrou a palestra sobre o tema Branded Content – Relacionamento com conteúdo.
Para a palestrante Branded Content é a criação de conteúdo relevante (via redes sociais) vinculado à marca, e que agrega valor ao consumidor. “A estratégia por trás disso está em parar de interromper o consumidor com anúncios e mensagens forçadas, oferecendo apenas conteúdos relevantes para esse consumidor, para o momento em que ele achar mais conveniente”, conta. A grande sacada do Branded Content está em emocionar, levar mensagens sutis e surpreender o consumidor.
Marcia também citou cases de empresas como a Unilever, Marriott, Harley Davidson e Volkswagen que utilizam as estratégias de Branded Content para se comunicar de uma maneira diferenciada com os seus consumidores.