O Festival Internacional de Criatividade do Cannes Lions confirmou que um total de 32.372 inscrições foram recebidas nos prêmios deste ano. As inscrições vieram de 90 países e foram transformadas em 26 Leões. A análise inicial dos números fornece informações reveladoras para o setor de comunicações criativas, especialmente em torno do envolvimento do cliente com os prêmios.
Philip Thomas, CEO da Ascential Events e Chairman-eleito, Cannes Lions, comentou: “No ano passado, decidimos apertar o botão de reset no Cannes Lions. Fechamos três grandes prêmios da Lion e removemos e combinamos muitas subcategorias. Fizemos isso sabendo que isso significaria um volume menor de entradas, mas foi a decisão certa para o longo prazo ”.
O que esperar de 2018
O ano de 2018 viu o fechamento de três Lions – Cyber, Integrado e Promo & Ativação – e essa mudança, e a remoção de mais de 120 subcategorias de todo o Lions, é calculada como tendo impactado os números em 13%. Comentando o efeito da pausa de um ano do Publicis Groupe no Festival, Thomas acrescentou: “Como vimos, muitos clientes entraram no Festival Publicis este ano para apoiar sua parceria e o trabalho que fazem juntos. Isso mostra o quão apaixonadamente eles se sentem sobre a importância da criatividade em seus negócios. Mas, obviamente, houve um impacto da decisão temporária da Publicis de recuar, e calculamos esse impacto para dar conta de uma queda de 8% nos números de entrada do Festival. ”
Os números de entrada de 2018 também mostraram uma mudança no tipo de empresas que entraram na premiação, com o número de marcas entrando no trabalho aumentando em 84% em relação ao ano passado. Jose Papa, diretor administrativo da Cannes Lions, comentou que “isso foi uma confirmação da maior compreensão dos líderes de marketing sobre o valor que a criatividade tem nos negócios e no ROI.” Outra mudança notável inclui um aumento de 59% nos proprietários de mídia. .
Para refletir os desafios modernos de marketing criativo que o setor enfrenta, dois novos Lions – eCommerce Criativo e Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – foram adicionados para 2018 e juntos geraram 1.166 inscrições. Além disso, três Leões – Sociais e Influenciadores (algumas categorias retidas do Cyber Lions), Artesanato da Indústria (algumas categorias mantidas ao ar livre, Design e Impressão e Publicação) e Experiência e Ativação da Marca (algumas categorias retidas em Promo & Ativação) – foram lançados, gerando mais 6.082 entradas.
Ele também acrescentou: “Em seu ano de lançamento, vimos uma incrível aceitação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Lions com 898 inscrições, enquanto o Glass: O Leão para a Mudança, agora em seu quarto ano, também está no topo das inscrições em 218. É indicativo de uma indústria que está se concentrando no uso da criatividade como uma força motriz para o bem, e tenho orgulho de dizer que doamos a receita desses Leões para instituições de caridade relevantes. ”
Outras tendências que aparecem nos números de entrada incluem um investimento sustentável em toda a indústria, com entradas no The Creative Effectiveness Lion – o único prêmio global que reconhece o vínculo atraente entre criatividade premiada e resultados de negócios – permanecendo forte em 2018. também está se mostrando crucial para a indústria, com entradas no Leão de Artesanato até o ano de 2.519 e um primeiro ano forte para o Leão de Artesanato da Indústria com 1.720 inscrições.
Júris globais estão reunidos em Cannes para julgar e premiar a excelência criativa de todo o mundo. Os vencedores dos Leões serão anunciados em premiações durante todo o festival de 18 a 22 de junho.