Página Principal Revista EBS

Maior centro de convenções do Sul apresenta inovações

Foto: Mauro Artur Schlieck
Calendário de 2021 já tem atrações confirmadas, seguindo diretrizes de combate à Covid 19

Publicado em 04/02/2021

Mesmo diante dos reflexos negativos que a pandemia da Covid-19 trouxe ao turismo mundial, o Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE, em Joinville, SC, espera captar quase 150 eventos nos dois próximos anos. Entre as novidades lançadas pelo complexo estão pacotes para a realização de eventos híbridos e com transmissão de conteúdo on-line com cenário, telão digital, internet, sonorização, gravação e suporte técnico incluso.

Foto: Mauro Artur Schlieck

“Nos adaptamos à realidade que estamos vivendo, possibilitando ao cliente mais fácil acesso às tecnologias para a realização de eventos virtuais, com estúdios já concebidos, além de buscarmos novidades. Assim passamos a ofertar pacotes completos, além de toda a consultoria e suporte para adequação às regras de realização de eventos como: capacidade reduzida, distanciamento social e outras medidas de higiene e prevenção”, explica Luciano Coradi, diretor executivo da EXPOVILLE.

Atualmente, a EXPOVILLE, através da Giga Eventos, oferece estrutura altamente tecnológica para lives e eventos híbridos com equipamentos, técnicos com conhecimento avançado em streaming e reuniões on-line, além de uma internet dedicada de 1 GBps. O estúdio pode ser montado com: projetores lazer; tela digital de 12m X 3m com 60 polegadas, sistema de iluminação em LED, televisores de retornos, câmeras full HD e internet.

Retomada do calendário de eventos 2021

Para o maior centro de convenções e exposições do Sul do país, que mantinha um crescimento constante desde 2016 de 6% ao ano, 2020 foi de adaptação com a realização de eventos em formato de lives, cinema drive-in e ações drive thru no segundo semestre. Já 2021 começou com seis eventos em janeiro.

“O ano começou com a reorganização do calendário, tanto em relação ao reagendamento dos eventos que deixaram de ocorrer em 2020 em função da pandemia como através da captação de novas atrações. Neste mês, por exemplo, já fomos palco para convenção na área odontológica. Uma atração que contou com cursos e palestras que ocuparam estúdios on-line e diferentes salas, seguindo todas as normas como: alimentação individualizada, higienização, distanciamento social, redução da capacidade, entre outros”, relembra Luciano Coradi, diretor executivo da EXPOVILLE.

Regras para realização de eventos em Joinville

O Decreto de Santa Catarina nº 1.027 permitiu a realização de eventos com redução da capacidade em todos os níveis de risco, em dezembro de 2020, trazendo mais previsibilidade ao setor.

“Joinville tem seu turismo baseado principalmente no setor de eventos de negócios. Nossa expectativa é que em 2021 consigamos trazer novas atrações deste segmento para a cidade, especialmente porque Santa Catarina é o Estado que possui mais segurança jurídica para a permissão da realização de eventos, quando comparado com outros destinos brasileiros. Isso nos permite, inclusive, confirmar a realização da Festa das Flores na EXPOVILLE neste ano. O município de Joinville acompanha o que o Governo do Estado estabelece, sem nada mais restritivo. Nossa intenção é tornar as regras mais flexíveis à medida que a vacinação for ampliada e os efeitos adversos da pandemia reduzirem”, diz Guilherme Gassenferth, Secretário de Cultura e Turismo (SECULT) de Joinville.

Aliado ao Decreto Estadual, a Secretaria de Cultura e Turismo também preparou um plano emergencial para o setor. “Acreditamos em uma demanda represada em função da pandemia, o que deve gerar um bom público e calendário de atrações para 2021. Para o retorno neste ano, elaboramos um planejamento emergencial para os próximos três meses que inclui: a contínua divulgação sobre o destino de Joinville e os eventos da cidade, a realização de workshops e pesquisas sobre o perfil do turista de Joinville, o levantamento e atualização das empresas que compõe a cadeia turística, desde bares e restaurantes até hotéis, transportes, entre outros, e o incentivo à pequenas empresas do setor”, diz diretora Executiva da SECULT, Francine Olsen.

Fonte: Assessoria

Relacionados

Centro de Convenções Rebouças avança nas práticas ESG

Principais autoridades do setor participam da ABAV 2023

Visit Iguassu lança site focado em eventos

GL events tem nova estrutura organizacional no Brasil