Página Principal Revista EBS

Regras essenciais de marketing para eventos

marketing para eventos
PhotoMIX-Company/Pixabay
Algumas ideias simples de se implementar podem fazer com que os visitantes apareçam no próximo evento

Um ponto crucial sobre os eventos é a conexão com os participantes. Além das mídias tradicionais, como banners on-line e e-mails diretos, outros métodos conseguem trazer benefícios para o marketing para eventos. Existem diversos veículos promocionais acessíveis e de fácil implementação, que auxiliam na captação do público alvo, além do entusiasmo dos participantes. Assim, é importante seguir algumas regras que auxiliam diretamente a área.

1 – Conecte-se com sua comunidade

Nada como a proximidade para saber quais são as necessidades do seu público. Para isso, é importante que os participantes se envolvam em reuniões, por exemplo, onde possam orientar sobre temas e contribuir com sugestões diversas. Essa é uma ótima tática para incorporar perguntas e insights em apresentações, direcionando (ou redirecionando) conteúdos para diferentes iniciativas.

Outro ponto importante é a realização de pesquisas, no pré e pós evento, a fim de descobrir antecipadamente informações que podem aumentar o interesse na participação do encontro. O fato de incentivar o público a compartilhar informação e, de certa forma, se envolver com o evento, é uma maneira eficiente de conseguir resultados positivos.

2 – Parceria com palestrantes

Os palestrantes podem ajudar diretamente na promoção e conscientização do evento, aumentando potencialmente o alcance de público. Através de postagens em suas redes sociais, a divulgação de um encontro direcionado para algum mercado específico consegue atingir um número expressivo de pessoas com interesse em nichos específicos.

Além disso, é importante conectar os palestrantes com o público presente, através de meet and greets, conferências, e até mesmo um café. O importante é oferecer a oportunidade para que os palestrantes se envolvam com o público e compartilhem conteúdos relevantes com os presentes.

3 – Apresente razões para seu público voltar

Para que seu público continue voltando aos seus eventos, é importante que você apresente razões para isso, e o marketing para eventos está aí para ajudar. Assim, é importante fornecer informações sobre programas e temas relacionados ao seu mercado, com um fluxo constante de material que possa agregar valor. O blog é um dos meios mais utilizados hoje em dia, um espaço onde é possível compartilhar diferentes informações, desde dicas sobre o mercado, até guias completos. A criação de materiais como vídeos e podcasts também são essenciais, seguindo as tendências das mídias de compartilhamento de conteúdo.

4 – Colete e responda aos feedbacks

Saber a opinião de quem participou do seu evento é algo primordial. Mas podemos ir além e promover uma conexão maior com o público. Para isso, vá além das simples pesquisas e questionários, e invista em uma aproximação pelo site, boletins infirmativos por e-mail, pesquisas nas redes sociais, e aumente a possibilidade de descobrir o que eles acharam do seu encontro – e, principalmente, o que eles gostariam de ver nas próximas edições. Incentive a sugestão de tópicos, palestrantes, configurações do evento, e o que mais achar necessário. Nunca é cedo demais para envolver público.

Essas regras para o marketing para eventos são essenciais nos planejamentos e, quando bem aplicadas (combinadas com criatividade e as tecnologias já disponíveis no mercado), podem apresentar resultados surpreendentes para o evento e o seu público.

Relacionados

Rio de Janeiro recebe rodada de negócios, supera expectativas e movimenta o mercado MICE

ABEOC, juntamente com outras entidades, celebra a retomada estudo econômico do setor de eventos

Campus Party Brasil 2024 divulga palestrantes confirmados

SPCVB e Abear promovem a 2ª edição dos Roadshows Meu Destino é São Paulo