Página Principal Revista EBS

Redes sociais – Sua empresa está conectada?

Foto: Unsplash
Como usar as redes sociais para tornar sua empresa mais próxima de seus clientes, e divulgar seus serviços e produtos

Publicado em 07/04/2020

Na era das mídias digitais, é imprescindível que as empresas adotem canais de comunicação digital, nesse contexto, as redes sociais são ferramentas fundamentais para a comunicação da empresa com seu cliente. Elas permitem maior alcance, uma mensagem transmitida de forma assertiva, atraindo novos leads, além de desenvolver a autoridade da marca.

Antes vistas apenas como uma ferramenta usada para descontração, uma forma de se conectar com os amigos e familiares, hoje, as redes sociais apresentam um papel de maior importância no meio empresarial.

Com grande parte da população conectada, empresas viram a oportunidade de uma nova forma de comunicação com seu público, e assim passaram a se fazer presente nos canais digitais mais usados pela população.

Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube e, até mesmo, Whats App. Grande parte de empresas de diferentes segmentos podem ser facilmente contatadas através dessas redes.

redes sociais - Unsplash
Foto: Headway/ Unsplash

Como usar as redes sociais na empresa?

Criar um perfil em qualquer rede social é simples, fácil e rápido, mas é preciso ter um planejamento, uma estratégia.

Não basta apenas criar o perfil e simplesmente iniciar as publicações.
Existem processos a serem trabalhados antes de se dar início ao uso das redes sociais.

  1. Persona
    O primeiro passo, e o mais importante na maioria das estratégias é a persona, seu público-alvo.

    Todo o processo deve ser feito com a persona em mente.

    A persona é um personagem semi ficcional que representa o cliente ideal da empresa, são usadas para auxiliar no processo de compreender quem são os clientes e quais suas necessidades, como a empresa pode ajuda-los.

    Conhecendo o público-alvo, torna-se mais fácil descobrir em quais redes sociais ele está conectado, e qual a melhor abordagem a ser usada para manter a comunicação, além de realizar a captação de novos clientes, atraindo sua atenção através das publicações feitas na rede.

  2. Esteja presente
    Mesmo sendo considerado uma tarefa fácil, o gerenciamento das redes sociais demanda tempo e atenção.

    Não basta apenas realizar publicações vez ou outra, é necessário estar presente, gerando conteúdos de interesse do cliente, o mantendo engajado com a empresa.

    O uso das redes sociais tem como objetivo facilitar a comunicação entre o cliente e a empresa, sendo assim, é preciso manter-se atento a questionamentos realizados por meio dessa, buscando dar uma resposta rápida e esclarecer quaisquer dúvidas.

    A comunicação também pode acontecer através de comentários em publicações, e independente de ser ou não uma pergunta, é importante responde-los, mantendo o diálogo.

    Mesmo em casos de comentários negativos, é aconselhado responder, mesmo que seja questionando o motivo. É importante, ouvir a opinião do cliente para que possa melhorar pontos que não sejam atrativos aos olhos do público alvo.

    Colocar-se a disposição do cliente, mantendo a comunicação e buscando oferecer melhores experiências, traz uma boa visão da empresa, o que pode atrair mais clientes.

  3. Divulgação
    Ao usar as redes sociais para fazer a divulgação de novos produtos ou serviços oferecidos, é preciso atentar-se em disponibilizar informações necessárias como:
  • Detalhes do produto
  • Detalhes do serviço
  • Fotos do produto
  • Valores
  • Localização da empresa
  • Meios de contato

    Ofereça o máximo de informações possíveis para que o consumidor não precise perguntar, mas caso haja questionamentos, é preciso buscar responder de forma clara e esclarecedora.
    Ao oferecer as informações necessárias, diminui o número de comentários com perguntas mais simples, e assim pode-se focar em responder duvidas distintas, agilizando o processo de comunicação.

    4. Experiências otimizadas

    É necessário manter a manutenção das redes sociais, atualizando a mesma e cuidando dos clientes, respondendo dúvidas e comentários diariamente.

    Grande parte das redes sociais permite que sejam compartilhadas fotos, no caso do Instagram, as fotos são o elemento principal, sendo assim, deve-se dispor fotos dos produtos ou projetos, sempre se atentando a qualidade de imagem, foco, ângulo e edição.

    As fotos precisam favorecer a mercadoria, ou retratar os serviços oferecidos.  As publicações devem ser planejadas, seguindo um padrão para que seja mantida, ou desenvolvida, uma identidade da empresa.

    5. Descubra os recursos

    Apesar de semelhantes, cada plataforma oferece recursos diversos e únicos. Buscar otimizar cada plataforma, para assim oferecer uma melhor experiência ao internauta, pode fazer toda a diferença.

    Algumas redes sociais possuem propagandas especializadas, e outras permitem o uso de hashtags, auxiliando a empresa a ser encontrada através de termos específicos para sua persona.

    Fazer um estudo sobre o funcionamento de cada rede social, e aprender a usar seus recursos pode elevar o nível da empresa, além de impulsiona-la para um público maior, trazendo reconhecimento da marca.

    Por meio desses processos, é possível dar início a “vida social” de uma empresa, assim levando-a se tornar mais próxima de sua persona, seus clientes.
Uso de scrum - post-it
Foto: Unsplash

Principais benefícios

E quais são os benefícios de uma empresa estar presente nas redes sociais? Isso pode realmente trazer algum benefício?

Sabemos que grande parte da população se encontra nas redes sociais. Mesmo fazendo uso de e-mail e telefone, é interessante oferecer um outro canal de contato para o cliente, facilitando a comunicação entre empresa X cliente.

Além da comunicação mais ágil, existem outros benefícios como:

1. Acesso ao site

As redes sociais podem funcionar como um caminho para o site da empresa, levando novos usuários a acessarem outros conteúdos, contribuindo com estratégias de funil de vendas.

Pode-se usar as postagens para a divulgação do site, inserindo links que levem as pessoas até uma página especifica, as incentivando a consumir mais do conteúdo da empresa, assim as encaminhando para se tornarem futuros leads.

2. Autoridade

Fazer postagens de qualidade, apresentando bons conteúdos, é uma maneira eficiente de se posicionar na internet, e gerar autoridade.

Ser vista como autoridade em seu nicho traz destaque a uma empresa. Quanto mais os conteúdos forem acessados, e compartilhados pelas pessoas, mais a empresa vai se tornando conhecida, se destacando e tornando referência em seu segmento.

Essas publicações podem ser:

  • Blog posts
  • Vídeo aulas no youtube
  • Dicas nas publicações ou stories

O importante é oferecer conteúdo de qualidade, que sejam de interesse da persona, mostrando que a empresa entende do assunto em questão.

Algumas dicas para que a empresa possa trilhar o caminho da autoridade online são:

  • Focar no público-alvo.
  • Entender as dores (dificuldades e duvidas) da persona, entendendo sua necessidade.
  • Apostar em diferentes redes sociais, ampliando seus canais de comunicação.
  • Investir no marketing de conteúdo, produzindo conteúdos de qualidade e de interesse da persona.
  • Conteúdos autorais e originais, se diferenciado das demais empresas do mesmo segmento.
  • Técnicas de SEO, otimizando sites e conteúdos para serem encontrados com maior facilidade no Google.
  • Fazer uso do e-mail marketing, mantendo a empresa próxima a seu público-alvo.

3. Divulgação

As redes sociais são boas plataformas para se divulgar conteúdos da empresa, tanto por posts, quando por propagandas pagas, além de ser um meio de encontrar mais pessoas interessadas no segmento da empresa.

O cliente também pode usar as redes para divulgar produtos ou serviços, fazendo comentários sobre algo que tenha consumido, divulgando para sua rede de amigos.

Esses são os principais benefícios de uma empresa usar as redes sociais, além do fato de que atualmente todos estão conectados, e essa é uma boa oportunidade para se mostrar seus serviços e produtos a um número maior de pessoas.

É importante lembrar de levar em consideração as redes sociais mais usadas, para decidir em quais deve se investir, além de elaborar uma estratégia para que a comunicação seja integrada em todas elas, transmitindo a mesma mensagem a persona.

Leia mais:

Relacionados

Livro “Agile Para Todos: Criando empresas Rápidas, Flexíveis e com Foco no Cliente’, Matt LeMay

Ninguém gosta de ser mal atendido

Atendimento deve ganhar ainda mais protagonismo no pós-crise

Campanha viral: modo de usar