Dicas essenciais para a promoção de eventos nas redes sociais
Saiba quais são as melhores práticas nas principais mídias entre os brasileirosA promoção de eventos ganhou novas possibilidades com a ascensão das redes sociais. Elas servem como vitrine e são fontes para conquistar novos participantes. Para resultados eficientes, não basta apenas publicar conteúdos relevantes diariamente. É preciso fazer com que as postagens se destaquem nos feeds, entre tantos materiais compartilhados a cada minuto.
Cada rede social tem seu formato ideal e técnica para criar conteúdos que incentivem o envolvimento das pessoas. Destacamos três dicas para ações, contemplando as redes mais utilizadas pelos brasileiros.
A rede de Mark Zuckerberg conta com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos. Em um ambiente com proporções tão grandes, ações assertivas são essenciais para resultados positivos. O primeiro passo é utilizar o recurso “eventos”, que já impacta diretamente o alcance de pessoas. Funciona como ponto de informações para todos os interessados, com informações e as pessoas que já marcaram presença, por exemplo.
Os vídeos estão entre as principais tendências para o marketing de eventos. Com o Facebook, conseguimos publicá-los e, principalmente, realizar transmissões ao vivo para os seguidores. Porém, é importante um trabalho prévio de divulgação, para avisar com antecedência sobre a live para que seja possível promover interação e gerar buzz.
Assim como mostramos em outra matéria, os grupos do Facebook também são aliados na divulgação de eventos. Ao mês, cerca de um bilhão de usuários estão ativos nos grupos dessa rede. O ambiente é propício para retornos positivos, pois concentra pessoas com interesses semelhantes e gera proximidade entre os participantes.
Algumas empresas subestimam o poder do LinkedIn, principal rede profissional do mundo. Porém, o perfil da empresa na plataforma é capaz de promover o evento diretamente para os profissionais de cada nicho. Informações e atualizações no LinkedIn aparecerão automaticamente no fluxo de notícias dos seguires. A maioria dos profissionais procuram informações, conselhos ou oportunidades, então é importante atenta-se sobre o conteúdo e o visual.
Para alcançar novos profissionais, invista em anúncios na plataforma, além de atualizações patrocinadas para aumentar o alcance de audiência. No caso das atualizações patrocinadas, elas aparecem diretamente no feed de notícias do usuário, o que afeta diretamente na recepção do conteúdo.
Essa rede social é uma das que mais crescem entre os brasileiros e está entre as principais para a promoção de eventos. Atualmente, mais de meio bilhão de usuários ativos ao redor do mundo compartilham imagens e vídeos. Ou seja, é uma rede totalmente visual.
Além das postagens “convencionais”, utilizando hashtags estratégias, a publicação de Stories é ideal para os eventos. Não há um limite para essas publicações, que, após um período de 24 horas, desaparecem. Sua utilidade abrange todos os processos possíveis do desenvolvimento do projeto, desde bastidores, até imagens e pequenos vídeos durante o evento. O Instagram Stories não demanda por grandes produções, com qualidades de vídeo em HD, por exemplo.
Estas são apenas algumas das ferramentas que podem ajudar (e muito) na promoção de eventos. Possíveis aperfeiçoamentos podem ser feitos ao longo do tempo, incluindo a inserção de novas redes que devem surgir. O importante é utilizá-las para conseguir resultados cada vez mais positivos.