Trabalhar de casa é uma das alternativas que empresas estão tomando junto aos seus colaboradores para diminuir o contágio do novo coronavírus (COVID-19). A tendência é que as pessoas trabalhem nesse esquema até que a situação se normalize.
E para quem ainda não teve essa experiência, a situação torna-se um verdadeiro teste de produtividade pessoal. Ao mesmo tempo que há muitas vantagens, as desvantagens podem se sobressair caso o profissional não esteja preparado para lidar com as variadas distrações que o home office apresenta, como autodisciplina e foco.
Confira abaixo 12 dicas que te ajudarão a manter a produtividade no home office:
- Tenha horário para iniciar e acabar o expediente;
- Separe um lugar específico da casa para trabalha, de preferência silencioso, só para você. Ali, instale seus aparelhos eletrônicos, organize documentos e garanta que ninguém mais use o cômodo para outros fins;
- Mantenha seu espaço de trabalho sempre limpo e organizado;
- Invista na internet. Velocidade e estabilidade serão fundamentais para agilizar seu trabalho e garantir a comunicação e troca de arquivos com a empresa;
- Se desconecte das redes sociais pessoais;
- Não fique sentado por muitas horas seguidas;
- Trabalhe perto de uma janela ou saia para aproveitar a luz do sol. A luz natural promove um conforto visual muito maior e, segundo estudos, pode deixar a pessoa mais produtiva;
- Evite interferências. Um dos maiores desafios de trabalhar em casa é conseguir estabelecer limites com quem você mora. É importante explicar a eles que, apesar de estar em casa, você não estará disponível para favores ou telefonemas pessoais durante o dia;
- Determine horários e estabeleça metas. Isso o ajudará a manter a produtividade na qual tinha no escritório da empresa
- Crie uma rotina e não esqueça os intervalos. Isso ajudará a manter tudo dentro do previsto. E não deixe de fazer intervalos para recarregar as energias, mesmo que seja para o almoço;
- Seja acessível. Um dos maiores problemas que os chefes têm com seus colaboradores que trabalham home office é não conseguir entrar em contato com eles quando necessário. Mantenha-se sempre online durante o expediente e avise sempre quando não estiver disponível;
- Não fique de pijama o dia todo. Trabalhar em home office exige uma grande dose de profissionalismo e esta atitude começa na hora de se vestir para trabalhar, pois isso acaba refletindo na qualidade de suas tarefas. Não precisa usar roupa social. Use uma roupa confortável, mas que transmita uma atitude profissional para si mesmo e para os outros.
Leia também:
Sete aplicativos de videoconferência para facilitar o home office
AMPRO divulga pesquisa sobre perfil do profissional do Live Marketing