Revista EBS

4 erros comuns ao fazer um anúncio no Facebook

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Foto: Con Karampelas / Unsplash

O Facebook é uma das principais redes sociais e serve como excelente estratégia para os negócios, especialmente para o mercado de eventos. Isso porque os dois dividem do mesmo objetivo: reunir pessoas em um ambiente físico ou digital, como abordamos em uma matéria anterior. Nesse contexto, a plataforma de anúncio no Facebook se tornou uma das mais poderosas do mundo, capaz de alcançar a sociedade de uma forma abrangente.

Com o Facebook Ads é possível realizar a promoção de páginas de diferentes negócios, incluindo eventos. Porém, para alcançar os resultados esperados dessa plataforma tão poderosa, é necessário um planejamento prévio. E é nessa etapa que devemos evitar alguns erros comuns, como os listados abaixo.

1 – Mostrar o mesmo anúncio para as mesmas pessoas

Aqui, o erro pode causar duas consequências. A primeira, obviamente, é que seu evento não será visto por mais pessoas. Um anúncio deve sempre atingir novos olhares e, assim, aumentar seu alcance. Além disso, quando a mesma mensagem é transmitida para um grupo de forma contínua, as chances de que as pessoas (antes impactadas positivamente) se cansem e deixem de seguir sua página aumentam significativamente.

2 – Mudar tudo muito rápido

A mesma mensagem é um erro, mas isso não quer dizer que o seu anúncio no Facebook precise ser modificado com muita frequência. Ajustes constantes podem interferir na análise do resultado final. O ideal é esperar de 24 a 48 horas para que o Facebook possa otimizar um anúncio após uma edição. Mesmo com uma boa intenção (de adequar a campanha para otimizar resultados), as alterações contínuas podem atrapalhar sua estratégia.

3 – Esquecer de monitorar

Apesar das ferramentas de automação do Facebook, não podemos deixar que a campanha funcione sozinha. Isso porque o monitoramento do anúncio é fundamental para garantir o seu sucesso. É como um trabalho de manutenção, que deve ser feito todos os dias, para que seja possível reverter possíveis perdas de investimento – como no caso de poucas impressões, apesar de um alto investimento, por exemplo.

4 – Não manter registros documentados

Para que seja possível realizar uma análise final, com dados consistentes e que possam contribuir para próximas ações, é necessário manter documentado o monitoramento de cada campanha. Além disso, a revisão constante dos processos é essencial para definir o que realmente funcionou – ou não.

Assim como em qualquer estratégia de mídia, a publicidade no Facebook exige planejamento e conhecimento sobre possíveis armadilhas que impactam diretamente no resultado de suas ações. Ao evitar os erros acima, é possível maximizar o resultado obtido com o investimento e tornar as próximas campanhas cada vez melhores.

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