Revista EBS

10 Principais Tendências Globais de Consumo 2021

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Foto: rawpixel.com/Freepik

Publicado em 27/01/2021

Em recente pesquisa a Euromonitor, líder mundial em pesquisa estratégica de mercado, fez um levantamento sobre as tendências globais de consumo para o ano de 2021.

O ano de 2020 não foi nada do que planejávamos. Enquanto o mundo vai se recuperando das feridas abertas, é crucial que as empresas entendam o comportamento do consumidor para impulsionar o crescimento em 2021 e nos anos seguintes.

A Revista EBS fez um apanhando dos principais pontos levantados no relatório:

Não focar apenas na receita. A partir da COVID-19, aumentou a expectativa de que as empresas devem proteger a saúde e os interesses da sociedade e do planeta, a fim de Reconstruir Melhor.

É dever da empresa colaborar para a criação de um mundo mais sustentável, promovendo a mudança de uma economia baseada em volume para uma baseada em valor, contribuindo para a solução da desigualdade social e dos danos ambientais.

Os consumidores passaram a esperar que as marcas protegessem a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e ajudassem as comunidades locais.

Ao Reconstruir Melhor, os consumidores escolherão marcas que ajudem a fazer do mundo um lugar mais limpo, saudável, resiliente e justo.

Os consumidores sentem falta das comodidades que passavam despercebidas antes
do abalo pandêmico.

As empresas devem rapidamente adaptar suas operações, provendo ao cliente uma experiência mais resiliente com tanto que preserve a conveniência. As empresas devem manter a agilidade e a continuidade da jornada de compra em todos os canais.

Com a adoção de medidas sanitárias estritas, a realização de eventos ao ar livre passou a ser uma tendência, para que o consumidor se sinta mais seguro e à vontade fora de casa.

Os consumidores poderão se conectar com o mundo “lá fora” estando em casa, e voltarão ao mundo exterior quando as economias reabrirem.

Na Realidade Figital (mundo físico e virtual juntos) os consumidores podem viver,
trabalhar, fazer compras e se divertir, fisicamente e online.

O uso de tecnologias como videoconferência, aparelhos inteligentes, realidade aumentada
(RA) e realidade virtual (RV), os consumidores criaram novos hábitos de trabalho, estudo, prática de exercícios, compras e socialização. Estas ferramentas digitais viabilizaram a Realidade Figital, que mantém os consumidores conectados virtualmente ao mundo exterior apesar da distância física.

REALIDADE FIGITAL: PERSPECTIVAS

A busca por conveniência e entretenimento, faz com que os consumidores
sigam novos hábitos e participem cada vez mais de eventos e interações virtuais.

As ferramentas virtuais serão fatores determinantes nas operações.

A integrar do virtual e o físico será essencial para que os consumidores se mantenham conectados aos eventos.

O oferecimento de experiências seguras e incríveis são ingredientes para a fidelidade do cliente.

Como dar conta de tudo que é oferecido?
Os consumidores devem ter criatividade para conseguir gerenciar o tempo e cumprir com todas as atividades.

Cabe às empresas propor soluções que atendam à otimização do tempo dos clientes, oferecendo uma maior flexibilidade.

E cabe ao consumidor redefinir as prioridades em suas vidas pessoal e profissional para
obter maior flexibilidade.

OTIMIZANDO O TEMPO: PERSPECTIVAS

A Otimização do Tempo é uma das tendências em alta, uma vez que o tempo em casa fico maior e o tempo em viagens menor.

As empresas devem ser vistas como parceiras que ajudam os consumidores a se adaptarem, com a programção de atividades de forma não convencional, onde o importante é a atender as especificidades de cada agenda.

Nesse novo modelo, a empresa terá um grande potencial se disponibilizar seus produtos/serviços 24 horas por dia, para que o cliente possa acessar quando melhor couber em sua agenda.

Os consumidores desconfiam de suas lideranças.
Depois de sofrer com a expectativa não atendida, os consumidores estão colocando suas
necessidades e desejos em primeiro lugar.

A fim de atender pegar carona nessa tendência, as empresas podem realizar ações de marketing mais precisas nas redes sociais, para dar voz aos consumidores e pressionar as plataformas a combaterem as notícias falsas e a desinformação.

A Segurança é o novo movimento pelo bem-estar.
Os consumidores buscam soluções que não requerem contato físico a fim de evitar a exposição.

A implementação de inovações e medidas que garantam a diminuição de riscos de contágio devem ser pensadas pelas empresas.

O hábito de lavar as mãos com mais frequência e usar máscara fazem parte da rotina.
Fazem parte dos padrões de segurança a origem e da entrega dos produtos e serviços.
O pagamento sem contato é uma tendência, pois assim evita lidar com dinheiro sujo.

A pandemia global veio testar o limite das pessoas, limitando suas experiências e provocando choques econômicos.

Sendo assim, o papel das empresas é fornecer produtos e serviços que auxiliem na
promoção da resiliência e do bem-estar psicológico e ajudem os consumidores a lidarem com circunstâncias adversas e conquistarem autoconfiança.

Agora, os clientes focam seus investimentos em habilidades e produtos duráveis que desenvolvam sua resiliência.

A ameaça do desemprego e orçamentos mais apertados levou os consumidores a escolher produtos e serviços que possam ajudá-los a encarar crises e eventos radicais no futuro.

O cenário econômico levou o consumidor a ter mais cutela em seus gastos.
A Ordem é Pechinchar e priorizar produtos e serviços de valor agregado e alinhados às medidas sanitárias vigentes.

As empresas devem propor o valor para o dinheiro do cliente, oferecendo opções acessíveis sem redução da qualidade.

O tal do “fora do escritório” é uma tendência que veio para ficar. E com ela trouxe um grande impacto na vida de todos, influenciando vestuário, gastos com tecnologia, hábitos
alimentares e muito mais.

Há uma busca por novas alternativas para definir o início e o fim da jornada de trabalho, que possam caber dentro do cronograma.

É importante que as empresas apoiem o o equilíbrio entre vida pessoal e profissional,
atender às necessidades de produtividade e de comunicação.

Ao compreender e estimular os benefícios do trabalho remoto, as empresas podem incentivar as melhores práticas no home office.

Fonte: Euromonitor.
Acesse o relatório completo: Euromonitor.

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