#VEMPRABH promove o turismo de BH
Press trip, lançamentos de vídeos, de ebook turístico, de concurso fotográfico, live e descontos em hotéis e restaurantes da cidade são as ações da campanha criada para fomentar o setor na retomada do turismo em Belo HorizonteDivulgar Belo Horizonte como destino turístico, além de fomentar toda cadeia produtiva do setor: atrativos, hotéis, restaurantes e serviços da capital mineira. Este é o intuito da campanha #VEMPRABH, que tem o propósito de apoiar a retomada de um dos setores mais impactados pelas restrições impostas pela pandemia.
A segunda edição do evento on-line e gratuito acontecerá em 9 de setembro, quinta-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal de viagens Turismo de Minas, no YouTube. A campanha #VEMPRABH é uma realização do Turismo de Minas com o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e apoios da Azul Linhas Aéreas, Experience Viagens, Hermes Pardini, Coris Seguro Viagem, Inhotim e BH Airport.
Os empresários Marden Couto e Luana Bastos, idealizadores da campanha, revelam que muito mais do que um evento, estão lançando um movimento para fomentar toda cadeia produtiva do turismo na capital mineira: “Queremos também despertar o amor do belo-horizontino pela cidade para que ele convide seus amigos para virem a BH”, explica Marden Couto.
Para Luana Bastos, BH tem muita comida boa, cultura e tradição, e está sempre se reinventando e surpreendendo os visitantes. “Além de reunir vários atrativos, a capital mineira também ostenta dois títulos da Unesco, o Conjunto Moderno da Pampulha é Patrimônio Mundial da Humanidade e o município é Cidade Criativa da Gastronomia”, destaca.
O #VEMPRABH realiza seis ações durante os meses de agosto e setembro: press trip com participação de jornalistas de São Paulo, concurso fotográfico, live com lançamento de vídeos e de ebook turístico, e descontos em hotéis e restaurantes da cidade.
1 – Press trip
Seis jornalistas especializados em turismo estiveram em Belo Horizonte, entre os dias 02 e 08 de agosto, e visitaram os principais atrativos turísticos da cidade. Tales Azzi, da Revista Viaje Mais; Fabíola Musarra, da Revista Qual Viagem: Edgar Oliveira, da Revista Hotéis; Paulo Atzingen, do Diário do Turismo; Heitor Fragoso, do Jornal Estadão e Sílvia Fragoso, do Catraca Livre, conheceram as experiências de turismo que Belo Horizonte oferece. Fizeram os principais roteiros, estiveram em restaurantes e em hotéis que a capital disponibiliza para seus moradores e visitantes.
Confira os lugares visitados:
Roteiros
Savassi: Praça da Liberdade, Memorial Minas Gerais Vale, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Palácio da Liberdade, Museu Mineiro, Rua do Amendoim e Praça do Papa.
Mercados: Mercado Novo (Copa Cozinha, Made in Beagá, Lamparina Cachaçaria, Ortiz Pão Molhado, Cervejaria Viela, Cozinha da Vó Anna, Alento Sorvetes Artesanais, Naonde Confeitaria e Café Jetiboca) e Mercado Central (Visita Guiada, Tradicional Limonada, Roça Capital e Bar da Lora).
Centro: Sala Minas Gerais / Orquestra Filarmônica, Museu Histórico Abílio Barreto, Museu de Artes e Ofícios, Edifício Maletta, Palácio das Artes e Centro de Artesanato Mineiro (CEART).
Santa Tereza: Mirante da Sapucaí, Viaduto Santa Tereza e Bar Museu Clube da Esquina.
Pampulha: Casa do Baile, Iate Tênis Clube, Igrejinha da Pampulha, Mineirão e Museu do Futebol.
Hospedagem
Os jornalistas se hospedaram e conheceram os hotéis parceiros da campanha #VEMPRABH: BH Plaza, Tryp BH Savassi, Novotel BH Savassi, Ouro Minas Palace e Holiday Inn Belo Horizonte.
Gastronomia
Desde 2019, Belo Horizonte tem o título de Cidade Criativa da Gastronomia. E a gastronomia da capital foi muito bem representada com pratos que reúnem o melhor da culinária mineira, mesclando o tradicional ao contemporâneo. Os restaurantes parceiros da campanha #VEMPRABH são: Querida Jacinta, Cozinha da Vó Anna, Cantina do Lucas, Maria das Tranças, A Pão de Queijaria, Passeli Boulangerie, Hofbrauhaus e Living Heineken (aeroporto).
2 – Concurso fotográfico
Para comemorar o Dia Mundial da Fotografia, em 19 de agosto, o #VEMPRABH realizará um concurso fotográfico a fim de promover os pontos turísticos da cidade. Os dez finalistas serão selecionados por uma comissão julgadora e irão para votação popular no site do Turismo de Minas. Os cinco autores das fotos mais votadas serão premiados com uma diária de hospedagem em BH e um kit do #VEMPRABH, com camiseta e caneca.
3 – Live
O evento online acontecerá no dia 9 de setembro, de 19h às 21h, no canal de viagem do Turismo de Minas no YouTube.com/TurismodeMinas. O evento gratuito apresentará os vídeos gravados previamente, o lançamento do Ebook Turístico de BH e da campanha de descontos.
4 – Vídeos
Durante a press trip, foram gravados vídeos dos roteiros, que serão lançados na live e ficarão disponíveis no canal do Youtube do Turismo de Minas. Os vídeos servirão de inspiração para despertar o desejo nas pessoas de conhecerem BH.
5 – Ebook
O Guia Turístico de Belo Horizonte, no formato de ebook, terá informações e fotos dos roteiros turísticos, dos hotéis e dos restaurantes. O compilado terá dicas sobre a cidade, como chegar, quando ir, curiosidades, e muitas fotos para inspirar os viajantes. Serão cerca de 100 páginas, em PDF, otimizado para leitura em telas de celulares e gratuito.
6 – Campanha de descontos
Em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/MG) e com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MG), em setembro, o #VEMPRABH fará uma campanha de descontos em hotéis e restaurantes da cidade para incentivar ainda mais os turistas a escolherem BH como destino de sua viagem.