Publicado em 05/12/2020
A prefeitura de Belo Horizonte anunciou, em 05 de dezembro, a suspensão do licenciamento de eventos na capital, além de festas de réveillon que também não têm autorização para acontecer.
O anúncio veio após a publicação do decreto que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, feiras e outros estabelecimentos de Belo Horizonte em função do aumento da transmissão do coronavírus.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira por meio do informativo diário da Prefeitura de Belo Horizonte, o BH Notícias. “Fica suspenso o licenciamento de eventos gastronômicos, shows e espetáculos, inclusive a apreciação de pedidos de licenciamentos correspondentes ainda não respondidos pela Prefeitura. Tal possibilidade já havia sido sinalizada no decreto que autorizou a retomada de parte dos eventos a partir de 31 de outubro. Apresentações em teatros que possuem alvará vigentes e com público sentado ficam mantidas, observados os protocolos”, explica a prefeitura.
No informativo, o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, diz que houve um debate no Comitê de Enfrentamento a COVID-19 da capital para ampliar o rigor no distanciamento social. Em entrevista coletiva no último dia 25, a prefeitura demonstrou preocupação com o relaxamento da população em relação a essas medidas e o prefeito Alexandre Kalil (PSD) não descartou a possibilidade de recuar na flexibilização da capital. Machado, na ocasião, falou sobre a pressão nos serviços de saúde, em especial nos hospitais particulares.
“O intuito ainda é preservar ao máximo possível o funcionamento das atividades, mas espera-se que com tais medidas torne-se menos atrativo para a população buscar tais locais para aglomeração e contato intensivo sem o uso de máscara e respeito aos protocolos”, pontuou o secretário a respeito das medidas anunciadas hoje, conforme o BH Notícias.
Festas de final do ano em BH
A partir de 07 de dezembro, véspera de feriado na capital, o consumo de bebidas alcoólicas volta a ser proibido em bares, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação da capital. Por outro lado, eventos natalinos serão permitidos, mas também com regras.
A prefeitura passou a autorizar a realização de eventos de iluminação e decoração, além de caravanas comemorativas, mas sem divulgação prévia e sem potencial de atração de público, para evitar aglomerações. Além disso, é preciso solicitar um licenciamento específico para as atividades.
Porém, a prefeitura destaca que não há permissão para festas de réveillon e também recomenda que os belo-horizontinos não participem de confraternizações de final de ano.
Fonte: Estado de Minas