Página Principal Revista EBS

llhas Seychelles: Um lugar perfeito e surpreendente para o MICE

Ilha de Mahé em Seychelles
Ilha de Mahé - Divulgação: Assessoria/GVA
Destino proporciona uma experiência perfeita para o segmento MICE

Ao pensar em viagens de incentivo ou em eventos estratégicos, o que se busca sempre é surpreender e inspirar os visitantes. As Ilhas Seychelles são o lugar ideal para isso! É difícil defini-las em palavras: paraíso, um outro mundo… sim, pode-se dizer tudo isso. No entanto, ainda é muito pouco para descrever o lugar.

Localizado no Oceano Índico, o arquipélago é composto por 115 ilhas de formação coralínea ou granítica. Elas são divididas em dois grupos, as chamadas ilhas internas, onde se concentra o turismo, e as ilhas externas. São paisagens estonteantes, com o mar em diversas e intensas tonalidades de azul, praias de areia clara, vegetação tropical densa, um relevo predominantemente montanhoso e rochas arredondadas. O clima é quente o ano inteiro, com temperaturas entre 24°C e 32°C.

O arquipélago é um dos mais antigos do mundo e permaneceu isolado do restante do mundo por séculos, concentrando uma grande quantidade de espécies endêmicas, tanto de fauna quanto de flora. O país insular foi descoberto por Vasco da Gama, em 1502, mas apenas após a expedição um lugar perfeito e surpreendente para o MICE de Lazare Picault, em 1742, que se iniciou uma colonização francesa. Em 1811, com a derrota de Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo, o local passou para domínio britânico, conquistando a independência em 1976.

Beach Villa em Seychelles
Beach Villa – Divulgação: Assessoria/GVA

Devido à sua história, Seychelles é um verdadeiro mosaico cultural, guardando influências dos dois países colonizadores e também dos povos africanos, além de hindus, árabes e orientais que se dirigiram para o país para trabalhar com o turismo, uma das principais economias da nação. Os idiomas oficiais são o inglês, o francês e o créole (oriundo da mistura do francês com línguas africanas). A população possui um excelente nível de educação e acesso à saúde, sendo um dos maiores índices de desenvolvimento humano da África. A maior ilha é Mahé, onde está localizado o aeroporto internacional do país.

Atualmente existem vôos diários para o destino, saindo de São Paulo e Rio de Janeiro. Nessa ilha, estão situadas belas praias como Anse Intendance, Anse Soleil, Anse Royale e Beau Vallon, a mais movimentada e frequentada pela população local, e que concentra os esportes náuticos motorizados.

A partir de Mahé, uma boa opção é fazer um mergulho no parque marítimo de Sainte- Anne. Seychelles é ideal para a prática dessa atividade, seja com snorkel ou cilindro. A visibilidade da água é excelente e há muitas espécies marítimas que só podem ser avistadas no arquipélago. Uma experiência única é sair pela manhã para mergulhar e almoçar um churrasco créole, creparado pela tripulação seychellois, em alto-mar, em uma lancha ou iate.

North Island Terrace em Seychelles
North Island Terrace – Divulgação: Assessoria/GVA

Ainda em Mahé, é possível fazer trilhas e visitar a capital Victoria. A cidade possui influências britânicas e africanas em sua arquitetura, com algumas casas em estilo vitoriano e também mercados e centros de compras bastante coloridos. É interessante conhecer o mercado local e o templo hindu. A religião predominante em Seychelles é a católica, mas existem comunidades protestantes, hindus e muçulmanas.

Para conhecer e experienciar bem o arquipélago, o ideal é sempre dividir a hospedagem entre duas ou três ilhas. A segunda maior é Praslin e para acessá-la, a partir de Mahé, há duas opções: de ferry, em uma viagem de uma hora, ou de avião, com a Air Seychelles, em um voo de quinze minutos.

Essa ilha também concentra lindas praias, como Anse Lazio, considerada uma das mais bonitas do mundo, e Anse Georgette. Em Praslin, está um dos dois Patrimônios Mundiais da Unesco situados no país, o Vallée de Mai, uma área de preservação ambiental onde nasce o Coco-de-Mer, uma palmeira endêmica de Seychelles cujo fruto, que tem um formato bastante curioso, é um dos símbolos do país. Há várias histórias e lendas sobre essa planta. Nessa ilha, também é possível encontrar as famosas tartarugas gigantes em seu hábitat natural.

Praslin está próxima de algumas ilhas belíssimas, como Saint Pierre, Curieuse, Cousin e Cuisine. Uma experiência marcante é fazer um passeio de iate de um dia por elas.

Mergulho em Seychelles
Mergulho em Seychelles – Divulgação: Assessoria/GVA

Outra ilha muito interessante é La Digue, que possui 5 km X 3 km, é mais plana que as duas anteriores e pode ser inteira percorrida de bicicleta. Ela é extremamente charmosa e onde estão situadas praias maravilhosas, como Anse Source d’Argent, que sempre consta na lista da mais belas do mundo, Anse Coco e Petite Anse. Para chegar no local, a partir de Praslin, há um ferry que leva 15 min (de Mahé, o percurso é de 1h 15 min), ou de helicóptero. Conhecer La Digue é obrigatório em qualquer roteiro para o destino!

Nessas três ilhas há diversas opções de hospedagem para todos os perfis de visitantes. Desde os super luxuosos até os mais econômicos, sendo que muitos deles oferecem espaços para eventos. A maioria também possui excelentes spas e está bastante integrada ao ambiente. Em Mahé, alguns ótimos hotéis são o Constance Ephelia, o Kempinski, o H Resort, o Avani Hotel, o Banyan Tree, o Four Seasons e o Maia Luxury Resort. Já em Praslin, destacam-se o Constance Lemuria, o Raffles Resort e o Paradise Sun. Em La Digue, um hotel muito charmoso é o Le Domaine de l’Orangeraie.

Quem vive nas Ilhas Seychelles?

A população seychellois é pequena e cerca de 50% do território é área de preservação ambiental. A exclusividade faz parte do destino. Há muitas praias praticamente desertas, que parecem estar lá apenas para você ou seu grupo, assim como ilhas exclusivas.

Gastronomia em Seychelles
Gastronomia – Divulgação: Assessoria/GVA

Existem cerca de 14 ilhas com um único hotel no arquipélago. Cada uma delas possui uma proposta diferente, que vai desde o luxo extremo e mais low profile, até uma ideia de desconexão e alimentação orgânica. Estar em uma ilha privativa é uma experiência memorável! Algumas impressionantes são Alphonse Island, Denis Island, Felicité Island, Frégate Island, North Island e Round Island.

Seychelles também oferece ótimos restaurantes, tanto dentro dos hotéis quanto fora deles. A gastronomia tradicional seychellois, chamada de créole, é baseada em peixes e frutos do mar. Também se usa muitos condimentos e especiarias, além de frutas, como manga e abacate em meio a pratos salgados. Há ainda muitas opções de cozinha internacional.

Os serviços no país são bons, bem como a infraestrutura. A logística interna é simples e há ótimos receptivos locais que oferecem atividades marcantes, como piqueniques na praia, jantares exclusivos, mergulhos, passeios de barco e iate, pesca, team building, competições na água e muito mais!

As Ilhas Seychelles são realmente um outro mundo e visitá-las é uma viagem e experiência para a vida, o que é perfeito para o MICE!

Destinos confirmam participação na Feira EBS 2021

Relacionados

SPCVB e Abear promovem a 2ª edição dos Roadshows Meu Destino é São Paulo

Eventos da RX celebram mais de 1 milhão de conexões em 2023

Principais autoridades do setor participam da ABAV 2023

Conexões estratégicas entre os players de eventos corporativos e rh/treinamentos no Rio e Campinas