Publicado em 25/06/2021
Blumenau conquistou dois selos importantes que configuram a cidade como um destino seguro para o turismo, o Safe Travels, da WTTC, e o Viaje+ SC, por meio da Santur. O reconhecimento é dado a empreendimentos e locais que assumem a responsabilidade de seguir as normas de higienização, cuidado e distanciamento social, proporcionando segurança aos turistas.
Com a pandemia de Covid-19, a segurança sanitária se tornou um requisito avaliado pelos viajantes na hora da escolha de um destino. A conquista coloca Blumenau um passo à frente na retomada das atividades turísticas e na recuperação econômica do setor.
“Este é o reconhecimento de um trabalho que já vem sendo feito pela Secretaria de Turismo e Lazer desde o início da pandemia de Covid-19, quando ainda nem existiam estes selos. Fomos pioneiros na promoção de uma série de iniciativas que promoveram a cidade como um destino turístico seguro”, conta o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
Ainda em 2020, a Secretaria de Turismo e Lazer elaborou uma cartilha com protocolos específicos para promover a segurança junto ao trade; possibilitou a testagem de cerca de mil funcionários de bares e restaurantes; disponibilizou QR Codes para o monitoramento da disseminação do vírus, que foram instalados em cerca de 60 estabelecimentos; promoveu uma capacitação para os funcionários de bares, hotéis e restaurantes junto ao Sebrae/SC; além de ter instalado câmeras térmicas no Parque Vila Germânica e promovido frequentemente a sanitização de espaços públicos.
O Viaje+ SC é um selo estadual criado para incentivar o turismo seguro em Santa Catarina. A adesão é gratuita e o sucesso do projeto depende do interesse e engajamento dos empreendimentos. Para participar, os interessados devem acessar o site do programa e seguir as instruções.
Já o Safe Travels, é um selo global, criado pela World Travel & Tourism Council (WTTC) para reconhecer destinos que cumprem as medidas de prevenção à Covid-19, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O selo tem apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e de mais de 200 grandes empresas de turismo ao redor do mundo.
Fonte: Assessoria