Publicado em 29/04/2020
A ascensão dos prosumers é o mais recente desafio para os profissionais de marketing.
Mas você sabe o que é um prosumer?
Prosumers é um termo que foi originalmente criado por Alvin Toffler em seu livro de 1980, “The Third Wave” (A Terceira Onda). É uma junção das palavras producer (produtor) e consumer (consumidor) e seu significa nada mais é que o consumidor que atua ao mesmo tempo como produtor e consumidor.
Os prosumers ditam tendências, ou seja, eles são influenciadores que geram opiniões importantes – positivas ou negativas -, principalmente via internet. É aquele consumidor que se envolve com a marca, que quer conteúdo porque ele gosta da marca. Se bem engajados eles serão “defensores” da marca da empresa e irão difundir a mensagem proativamente, visando audiência, destaque, reputação e respeito para a marca.
Importância dos prosumers
Os prosumers são considerados atualmente os principais influenciadores e tornaram-se a chave para prever tendências emergentes quando o assunto é comportamento de consumo.
O grupo Havas, um dos maiores grupos de comunicações no âmbito global, produz vários estudos sobre este tipo de consumidor, que é considerado o mais early adopter (pessoa mais disposta a usar novas tecnologias) e que antecipa tendências, é mais influente nas comunidades em que atua, é mais proativo e consciente social.
Qual o perfil do prosumer?
Os prosumers podem opinar sobre os métodos de produção, fazer críticas ou elogios, comparar preços. Eles, em sua maioria, possuem uma visão e preocupação sustentável (produtos ecologicamente corretos, responsabilidade social corporativa etc.) e descrevem suas experiências com as marcas, produtos e serviços na internet, por meio de sites, blogs ou perfis em redes sociais.
“O prosumer tende a ser mais engajado e, quiçá, apaixonado da categoria. Importante mencionar que ele não apenas gasta bastante dinheiro, mas ele é dotado de interesse pelos serviços e produtos de um determinado ambiente mercadológico”, informa Gabriel Rossi, consultor em Marketing e palestrante.
Segundo o especialista o prosumer é focado na informação. “Ele quer saber sobre tudo que lhe interessa e compartilha este conhecimento com as pessoas, sendo, muitas vezes, considerado referência. Ele pode ficar na fila da loja para adquirir um novo gadget, sabe todas as especificações e depois de adquirir vai em sites especializados, baixa apps e compartilha reviews nas comunidades”.
Philip Kotler, considerado o “guru do marketing” reconheceu a importância dos prosumers para marcas e profissionais de marketing em seu artigo “Advances in Consumer Research Volume 13 – ‘O Movimento Prosumer: um novo desafio para os profissionais de marketing'” .
Em sua obra, Kotler se baseia no conceito do “prosumerismo” de Alvin Toffler a partir de uma perspectiva de marketing. O autor diz que há quatro etapas que os profissionais de marketing devem tomar para aproveitar ao máximo os efeitos positivos dos prosumers para suas marcas:
- Identifique as atividades mais populares do prosumer;
- Pense nas respostas apropriadas de produtos e serviços;
- Direcione seus apelos de promoção para temas enfatizando a individuação, o desenvolvimento de habilidades e a produtividade;
- Desenvolva mensagens mais especializadas para alcançar esses mercados-alvo altamente segmentados.
Porque sua empresa precisa dos prosumers?
Qual empresa não quer um melhor e real posicionamento de sua marca no marketing digital? A imagem que a sua marca/ empresa possui no mercado, inclusive na web, também está relacionada ao uso de prosumers.
É mais uma maneira de atrair e fidelizar mais clientes. O prosumer é um canal de feedback que ajudará nas estratégias de marketing da empresa .
Ele ajuda o profissional de marketing digital da empresa a ter alguns insights para aplicar em suas ações de negócios, pois são elos de comunicação para criar demandas e atitudes. Como você gostaria de ver a marca? Como você gostaria que colocássemos nossa comunicação? E as nossas ações? São alguns questionamentos que as marcas podem explorar com o seu prosumidor.
“Em estudos sobre o comportamento do consumidor e coolhunting para variados clientes e mercados, nossa consultoria tem organizado rounds de bate-papo, mediados por um igual, identificamos perfis mais influentes dentro do conceito de prosumer”, comenta o especialista em marketing Gabriel Rossi.
Segundo ele, dois fatos saltam aos olhos: “o interesse pelo desenvolvimento da categoria e o grau de conhecimento e insights que eles proporcionam. As marcas precisam parar de enxergar esses consumidores como fãs: eles são, de fato, os verdadeiros experts. São aqueles capazes de nortear a sua marca com a capacidade de injetar dinamismo, energia e diferenciação”.
Web no centro das atenções
É fato que os usuários de internet geram valor por produzirem o conhecimento e ainda o difundirem.
Os prosumers geralmente adotam tecnologias como redes sociais (Facebook, MySpace), blogs, vídeo sob demanda (VoD), podcast, VoDcasting, realidades virtuais (Second Life, There.com), comunicações móveis e outras tecnologias e serviços baseados na Internet que permitem que as pessoas permaneçam conectadas sempre que e onde eles desejarem.
O que os prosumers querem?
De acordo com um levantado do Cisco Internet Business Solutions Group (IBSG), existem vários anseios que os prosumers buscam:
- Precisam estar conectados ao trabalho e à família – a qualquer hora, em qualquer lugar;
- Querem soluções simples e fáceis de usar;
- Estão interessados em entretenimento e gastam mais do que o consumidor médio;
- Querem acessar arquivos em casa tão facilmente quanto no trabalho;
- São móveis e geralmente possuem vários dispositivos, como telefone celular, iPod,tablets e computador portátil;
- São usuários frequentes e ativos da Internet e das tecnologias móveis tanto ambiente do trabalho quanto em casa.
Impacto do prosumer no Marketing Digital
Todo profissional marketing busca a lealdade: principalmente em tempos de competição intensa e margens apertadas.
“A importância sine qua non de fidelizar esse comprador está na capacidade do mesmo de se tornar um verdadeiro embaixador da marca, não apenas comprando produtos mas divulgando-os e colaborando com o seu desenvolvimento e perenidade”, afirma Gabriel Rossi.
Para o especialista, o problema é se acomodar: o prosumer quer ser surpreendido e ser levado para novos territórios.
O futuro do entretenimento
A pesquisa “O Futuro do Entretenimento“, realizada pela Havas em conjunto com o Cannes Lions, ouviu mais de 17 mil pessoas em 37 países, incluindo o Brasil, e apontou que 83% dos consumidores avaliam o entretenimento uma necessidade vital, incluindo 92% entre os prosumers. O levantamento também mostra que entre os consumidores mais conectados, 60% não conseguem ficar sem conteúdo.
Antes, as únicas “coisas” consideradas essenciais para a vida giravam em torno da saúde, nutrição, abrigo e trabalho. No mundo moderno, essa lista está se expandindo à medida que mais pessoas começam a considerar o entretenimento faz parte de suas principais necessidades.
O relatório destacou o hábito dos prosumers em comparação a consumidores comuns: 56% dizem que ficaria sem dormir para “maratonar” uma série, 37% afirma que não sobreviveriam sem Netflix, 93% consideram significativos conteúdos que geram impacto de longo prazo, 74% acreditam que sia experiência com marcas poderia ter mais entretenimento e 69% veriam mais publicidade se a propaganda também os entretivesse.
O estudo global também deu exemplos de empresas, marcas e produtos que se movimentaram na direção dos prosumers:
- Black Mirror – de entediante a provocativa;
- Lady Gaga – de artista a ativista;
- Marvel Studios – de fora de temas sociais a empoderadora;
- Nike – de marca isolada a social.
Como engajar os prosumers para a sua marca?
Nenhuma empresa quer um prosumer criticando a sua marca, não é mesmo? Saiba como sua empresa pode envolver e cativar esses novos consumidores em 4 dicas básicas:
- Proporcione experiências diferentes;
- Estabeleça relacionamentos verdadeiros;
- Cunhe espaços de interação com os prosumers;
- Acompanhe as redes sociais dos prosumers.
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