Ideias para inovar na pandemia: o futuro já começou
Inovação sempre foi palavra de ordem, agora mais que nuncaPublicado em 20/07/2020
Não há outro jeito. As empresas e negócios precisam, obrigatoriamente, rever seus projetos para superar os desafios da atualidade. O mundo mudou e todos os segmentos precisam se adaptar.
É comum que a crise paralise. Dá medo. Isso é resultado do inesperado. Da mudança de plano sem aviso prévio, da dúvida do que vem pela frente. Mas a verdade é que o mundo é cada vez mais (VUCA) Volátil Incerto Complexo Ambíguo.
Enquanto uns choram, outros vendem lenços.
E o empreendedor, o empresário, os negócios, não podem parar. É preciso repensar as estratégias de negócios, e estar de olho para este novo consumidor mais exigente, seja no ramo do varejo ou no ramo de prestação de serviços.
Se você ainda não sabe por onde começar, eu sugiro que avalie os seguintes elemento e pare para pensar sobre eles:
- Ouça seu cliente;
- Reinvente-se;
- Diferencie-se dos demais;
- Surpreenda-se;
- Faça com prazer.
É fato que os cenários desenham, não apenas novos modelos de negócios, mas também, novos modelos de consumidores. Com a crise e com o potencial da internet, eles estão percebendo que têm opções infinitas de escolhas, e, sempre levarão em consideração, aquele produto ou serviço que lhe ofereça algo além do que ele busca.
O futuro começa agora. E você, já está inovando?
Cartilha gratuita para download – Em parceria com a palestrante Leila Navarro, lancei no meu site um caderno especial para incentivar empreendedores de todos os setores a repensarem suas estratégias de negócios.
Intitulado “5 formas poderosas para você superar a crise através da inovação nos negócios”, o material conta com exemplos reais de iniciativas do Brasil, Holanda, Japão, China e Reino Unido para reinvenção das estratégias de negócio.
É destinado a profissionais liberais, empresários e empreendedores de pequenas empresas que, de alguma maneira, foram impactados diretamente pela pandemia.
Baixe gratuitamente o material
Leia também: