A febre dos doces gourmets nos eventos corporativos
Diversidade de sabores inusitados, com combinações perfeitas que fogem do tradicional – essas são as características dos doces gourmets para eventos corporativosOs brigadeiros
Famoso por ser o queridinho das festas e eventos corporativos, o brigadeiro comum passou por uma reformulação e voltou com tudo em forma de brigadeiro gourmet – uma versão sofisticada do brigadeiro comum. Este novo conceito se destaca pela seleção de produtos de alta qualidade, receitas individuais e combinações de ingredientes inusitados.
E foi misturando o inusitado, surpreendendo os convidados dos eventos e gerando satisfação, que Daniel Machado, proprietário da Enrolado & Granulado, empresa localizada em São Paulo que atua na fabricação de brigadeiros gourmet para atender o mercado de eventos corporativos passou a criar constantemente produtos e sabores novos para os seus brigadeiros gourmet.
“O segmento de eventos corporativos de doces, principalmente, é muito promissor e ao mesmo tempo desafiador, afinal temos sempre que criar novidades e inovar. Nos últimos 12 meses, realizamos uma média de 30 a 40 eventos corporativos”, acrescenta Daniel.
Como lançamentos, Daniel apresenta o brigadeiro Whey Protein e especiarias com caramelo e flor de sal. Outra novidade é o desenvolvimento de um cart de brigadeiros para ser utilizado pelas empresas, e não para por aí.
Outra febre que assola o mercado de eventos corporativos e que vem dando muito certo é a do brigadeiro no tacho. Um exemplo de uma aposta que tem rendido aplausos foi a da engenheira civil Isabela Ferracini, responsável por comandar a Madame Formiga, empresa conhecida por oferecer sobremesas inéditas e o melhor brigadeiro da cidade de Campinas, que desde 2014 criou o brigadeiro no tacho, idealizado pela própria Isabela com o intuito de levar até os eventos e festas o tradicional brigadeiro de colher. Por mês são feitos cerca de 120 tachos de brigadeiro para eventos corporativos e sociais.
Recentemente, Isabela anunciou o seu cardápio de doces para eventos. Composto por mais de 30 opções, o menu inclui desde quitutes mais tradicionais como Romeu and Juliet, composto por uma caixinha de chocolate branco com doce de queijo e goiabada, “Crock” (brigadeiro tradicional e praliné) e “Antigo”, em referência aos conhecidos bombons de uva com brigadeiro branco até criações inusitadas e não menos saborosas.
E as novidades não param. Uma delas é o Picolé da Madame, feito com sorvete, uma generosa camada de chocolate e 3 toppings a escolha do cliente. “Esta novidade foi lançada recentemente na Expo Milano 2015 e trouxemos em primeira mão para Campinas”, conta Isabela.
Para os próximos anos, a empresária pretende aumentar sua linha de produtos, afinal todos os meses surgem ideias novas que quer colocar em prática. Além disso, Isabela também quer aumentar o número de lojas.
Entre nozes e macadâmias
Em 1996, durante uma viagem com a família à Orlando, estado da Flórida, Adriana Auriemo assistia a um jogo de basquete quando sentiu um cheirinho adocicado que invadia a quadra. No intervalo da partida foi atrás do aroma e conheceu os sabores da Nutty Bavarian. Foi amor à primeira vista. Adriana se apaixonou por aqueles produtos e sentiu despertar seu lado empreendedor. Determinada a levar essa novidade para o Brasil, Adriana negociou com o executivo David Brent e conseguiu a licença para trabalhar a Nutty Bavarian com exclusividade na América do Sul.
O acordo previa a abertura de cinco pontos em cinco anos na região. Na temporada de inverno daquele ano foi inaugurado o primeiro ponto da marca no país. Localizado em Campos do Jordão, em São Paulo, o quiosque foi um sucesso instantâneo e não demorou muito para “tropicalizar” a linha de produtos acrescentando castanha do Pará e macadâmia.
Ainda em 1996 foram abertas outras nove unidades, entre próprias e franqueadas. Hoje Adriana é empresária e diretora da Nutty Bavarian, que há 18 anos marca presença no mercado brasileiro.
Já no mercado corporativo, a Nutty Bavarian está há 8 anos levando seu carro-chefe que são os cones de 30 g personalizados (a empresa contratante pode escolher o desenho que preferir, bem como a logo da empresa, a logo comemorativa, nomes ou o próprio logo da Nutty Bavarian). Os produtos podem ser vendidos à granel, para serem servidos durante reuniões, confraternizações e eventos em geral.
“Em novembro de 2015, a Nutty Bavarian lançou os cones temáticos, direcionados para datas festivas, a primeira embalagem lançada foi a de Natal, os kits são de 20 ou 40 unidades. Neste semestre serão lançadas as embalagens temáticas para casamento, chá de cozinha, chás de bebês e aniversário”, destaca Adriana.
Churros
O churros é uma iguaria que existe há muitos séculos. Sua origem é incerta. Alguns dizem que foram os portugueses que trouxeram a receita, quando voltavam da China na época da dinastia Ming. Outros dizem que foram os árabes que a trouxeram, quando invadiram a península ibérica.
Outros ainda, afirmam que foram os pastores espanhóis que inventaram a receita, porque era fácil de fazer no alto das montanhas onde eles não conseguiam obter pão fresquinho e outros produtos de padaria.
Qualquer que seja sua origem, o churros, agora, é considerado tipicamente espanhol. Também é popular na América Latina, França, Portugal, Estados Unidos, México, Venezuela, Colômbia e nas ilhas Caribenhas de língua espanhola.
Em vários destes países é consumido no café da manhã com uma xícara bem quente de chocolate ou com café com leite, e, ao contrário do Brasil, sem recheio.
Em 2014 uma das sócias estava pensando em abrir um negócio e o pré-requisito era ser algo que gostasse de fazer e como ama cozinhar, logo pensou em algo ligado a alimentação e que gostasse de comer.
Foi assim que surgiu a ideia das sócias Amanda Bontempo e Bruna Gomes de abrir a Chucrê, empresa pioneira no modelo de negócio churros gourmet que desde 2014 especializa-se na fabricação da iguaria.
A empresa priorizou em criar um carrinho estilizado e usar apenas produtos de excelente qualidade, como o óleo de algodão sempre novo, além de inventar vários recheios, fazer 2 tipos de churros que chamamos de brasileiro (tradicional recheado) e o espanhol (churros mais finos mergulhados em um molho quente). A empresa tem como diferencial um produto que possui massa leve e sequinha, além de serem fritos na hora.
“Iniciamos justamente fazendo eventos com os carrinhos personalizados e o mercado corporativo é um dos que mais nos procura. Vemos como um mercado bastante promissor, já que as empresas tem prezado muito em oferecer um diferencial em suas festas ou eventos, e o churros no geral tem uma ótima aceitação de todos”, destaca Amanda Bontempo.